A agressividade do cão

Por

Cão agressivo é um problema, um risco permanente para toda a família, os vizinhos e os transeuntes quando você está passeando com ele.

O único tipo de agressividade aceitável é a dos cães de polícia, do exército e dos cães de guarda. Mas nesses casos os animais passaram por um treinamento especial no qual aprenderam a controlar seus impulsos.

Manter um cão agressivo sem treinamento, mesmo como cão de guarda é um risco muito grande. Um dia ele foge e ataca o primeiro que passar, mesmo que não represente nenhuma ameaça.

Os cães podem agredir em conseqüência de duas razões muito diferentes: instinto de dominar (como é o caso dos lobos nas matilhas) ou por medo de uma possível ameaça.

O importante é que você não se esqueça nunca que, sendo um animal que herdou dos seus ancestrais o instinto de tentar dominar a matilha, ele ou é ou precisa de um líder. E essa disputa começa desde cedo, quando seu amigo precisa compreender que o líder é você. No caso contrário, você, sua família e as visitas poderão ter grandes aborrecimentos com latidos e mordidas.

E essa sua dominância, sua liderança, nunca é conseguida com violência, mas sim com recompensa pelo bom comportamento, pela obediência. Para recompensar, ofereça petiscos juntamente com manifestação gestual e vocal de aprovação. Os casos mais graves, entretanto, só serão resolvidos com um adestrador profissional.

2018-05-15T17:56:26+00:00