Nos últimos anos, quando abordamos o tema Gestão em Medicina Veterinária, dentro de grades de eventos, mídias impressas e ou virtuais, encontramos uma reação que varia entre a total “refratariedade” ao tema, passando pelo interesse superficial travestido de uma curiosidade focada em resolver problemas imediatos, até ao desejo real de se aprofundar em temas que possam ajudar a criar soluções em clínicas veterinárias e nas próprias carreiras dos profissionais envolvidos nessa busca.

Antes o Universo da Gestão Veterinária surgia no cenário como uma luz no  m do túnel, algo que poderia nos salvar e nos guiar dentro de um caminho que sequer sabíamos que estávamos construindo, uma luz ao final que gerava curiosidade e fazia com que déssemos os primeiros passos, ora tímidos, ora cambaleantes em direção a essa luz chamada Gestão e que, nessa época, era basicamente chamada de Marketing Veterinário.

Hoje, passado algum tempo, essa luz saiu do fim do túnel, e se torna luz ambiente no mercado veterinário atual e qual se torna nosso desafio.

Desafio

O desafio é encontrar a “luminosidade adequada” a cada proposta de negócio, a cada momento, a cada profissional e a cada formato veterinário.

O Universo da Gestão Veterinária é amplo e aborda uma gama muito grande de áreas de concentração, que passa pela gestão contábil, pela assessoria tributária, pela gestão de pessoas, pelo marketing pessoal, pela definição de uma estratégia de vendas, pela comunicação empresarial e pelo desenvolvimento de habilidades e competências pessoais.

Erro

E quando encontramos uma área de trabalho tão ampla como essa, cometemos um erro básico quando buscamos encontrar de uma vez só todas as nossas respostas às nossas dúvidas no que diz respeito à gestão de nossas clínicas e mesmo de nossas carreiras.

E que erro seria esse?

Não entender que não encontraremos todas as respostas em uma só área de concentração.

Acreditar que o conceito de Gestão é único e Express. Que será um Limpa-Tudo dos problemas que ocorrem no dia a dia do mercado veterinário.

A construção do conhecimento em Gestão Veterinária deve ser a base para a correta compreensão do saber e executar que torna-se a base de atitudes, ações e projetos que possam realmente melhorar rentabilidade, o clima interno, o posicionamento de mercado e a imagem da empresa e ou profissional perante seus clientes.

Hoje, encontrar as corretas e adequadas ferramentas da Gestão Veterinária exige que você seja capaz de entender que a formação nesse segmento deve ser como a própria essência da Gestão, ou seja, multifacetada.

Não acredite que uma ferramenta de Gestão irá atender a todas as suas demandas e necessidades.

Desenvolver habilidades e competências em segmentos que podem parecer separados ou díspares é o grande segredo para ser um profissional que se destaque.

Importância

Não há uma área menor ou maior em termos de importância, pois qualquer fraqueza ou de ciência que exista na formação dos gestores, poderá ter o mesmo efeito de um castelo de cartas, ou seja, instabilidade que não garante a sustentabilidade da sua empresa ou da sua carreira.

Buscar uma formação ampla em Gestão Veterinária, que aborde diferentes áreas, com diferentes fontes de informação e pontos de vista diversos será o caminho para a construção de uma personalidade forte em Gestão.

Pense nisso!