A audição do gato

Por

A orelha do gato tem 32 músculos que atuam separadamente, permitindo a ele dirigir cada uma, individualmente, para onde está vindo o som.

Quando localizam um som, eles rapidamente movem as orelhas naquela direção. E se o som vier de duas direções diferentes cada uma se volta, independentemente, para cada uma delas.

Em relação aos sons graves, ou seja, os de baixa freqüência (20Hz) os gatos ouvem mais ou menos como nós, mas em relação aos agudos, que são os de alta freqüência (até 60 kHz) eles nos superam com grande margem. Uma pessoa jovem dificilmente consegue ouvir sons agudos com mais de 20 kHz e na medida em que envelhecemos a capacidade de ouvir sons agudos vai progressivamente diminuindo.

Em matéria de ouvir sons agudos os gatos superam os cães.

As orelhas dos gatos são cobertas, tanto externa como internamente, com pêlos. Quando eles estão amedrontados, as orelhas abaixam na direção de trás da cabeça, tapando os canais auditivos.

Os gatos têm muita facilidade em limpar, com as patas molhadas de saliva, a parte externa das orelhas, mas não tanta de higienizar a parte interna. Por isso, de tempos em tempos, é bom examinar, e sendo necessário, limpá-la com um cotonete umedecido com água filtrada.

2018-02-07T12:38:41+00:00