Avicultura caipira

Por

A criação de galinha caipira aumenta a renda dos agricultores familiares em todas as regiões no Brasil, pois há um mercado crescente para o consumo de carne e ovos de galinhas do tipo caipira ou colonial. Incentivar esse tipo de criação, de forma planejada, é, portanto, importante.

A estrutura básica inclui um local para construção de um galinheiro para as aves e um sistema de piquetes para pastagem. Ao adquirir os pintinhos, devemos ter cuidado com vacinação, alimentação e higienização, entre outras técnicas de manejo.

Esses cuidados manterão a sanidade, a fertilidade, a produtividade e o bem-estar das aves, minimizando eventuais prejuízos e gerando lucro.

Sistema simples

O sistema de criação de galinha caipira é simples e não exige um alto investimento. Para a instalação do aviário é possível utilizar recursos disponíveis, em muitos casos, na própria propriedade, como bambu, madeira e palhagem. Outro item importante e de fácil preparação é a ração oferecida às aves, que pode ser feita com restos de frutas, verduras, algumas raízes e folhagens, também encontradas na unidade familiar.

Com a produção de grãos na propriedade é possível desenvolver uma fabricação própria de ração, o que reduz muito o custo de produção.

Pronaf

Pronaf é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O agricultor familiar que possui Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) está habilitado a vender os produtos para as prefeituras municipais, através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), cuja nalidade é inserir 30% de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar.

Na grande maioria das secretarias estaduais de agricultura, há suporte técnico para os interessados na criação de aves caipiras com orientação técnica e também sobre administração.

Importância das matrizes

Uma vez de nido o sistema de criação e seus objetivos, a origem genética das matrizes é de suma importância, ao lado da sanidade, do manejo e da nutrição.

Há inúmeras empresas que ofertam material genético para postura ou abate, como a francesa Avifran, uma das referências na avicultura alternativa de alto desempenho. Essas empresas oferecem uma boa variedade de raças, como variáveis interessantes dentro das próprias raças.

Além da oferta de aves convencionais, essas empresas de melhoramento genético também priorizam matrizes de Galinha d’Angola e codornas, duas aves exóticas.

Apenas a Avifran pretende investir US$ 8 milhões até julho de 2017 e com isso duplicar suas vendas. Ela – que afirma ter 60% das vendas de pintinhos caipiras no Brasil – já é a líder no setor e pretende atingir o fornecimento de três milhões de unidades, por mês, no próximo ano, com a operação de uma rede de 130 distribuidores, segundo o diretor Luciano Maia.

Os criadores costumam alternar a criação à solta com o confinamento

Embora não haja comprovação científica de que tenham melhor qualidade, os ovos de casca escura são os preferidos

2018-03-25T04:15:54+00:00