Brasil conta com nova raça bovina de corte: Ultrablack (procedente da Austrália)

Por

Originária da Austrália a raça Ultrablack é de corte e foi introduzida no Brasil pela Associação Brasileira de Angus (ABA) com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A raça é uma mistura de 80% de sangue da raça Angus (escocesa) e 20% de sangue de zebu (gado oriundo da Índia).

Por ser resistente ao calor e a parasitas (como o carrapato), a ABA, segundo sua diretoria, tomou uma decisão: disseminar a criação da Ultrablack na região Centro-Oeste (tradicional produtora de gado), pois ela caracteriza-se pelo clima quente e apresenta um número elevado de registros de incidência de parasitos nos rebanhos.

A disseminação da nova raça no Centro-Oeste tem por fim ampliar a produção de animais Angus. A razão é que está havendo uma grande escassez de animais para abate, prejudicando o fornecimento de carne da marca Angus ao mercado.

Para se obter um legítimo Ultrablack em condições de registro na ABA é preciso adotar os critérios definidos pela entidade e usar reprodutores para acasalamento que tenham registro definitivo. O regulamento e todos os formulários para registro da raça estão no site da ABA (www.angus.org.br).

2017-11-23T10:06:56+00:00