Cavalo-miniatura

Por

Não confundir com pônei. Cavalo-miniatura, também conhecido como Cavalo Falabella é um eqüino de porte reduzido, com até 60 centímetros de altura, que pode ter várias cores de pelagem.

Seu nome vem da família argentina Falabella, que é a responsável pela criação e desenvolvimento desta raça, num rancho localizado perto de Buenos Aires.

Ela foi formada através de cruzamentos dos menores cavalos Shetland que foi possível encontrar, com a raça Puro Sangue Inglês (PSI) de pequeno porte. A partir do produto obtido, os Falabella fizeram cruzamentos endogâmicos (dentro da própria família dos animais), sempre escolhendo os menores exemplares, com o objetivo de conseguir cavalos perfeitos e cada vez de menor porte.

A raça Shetland é uma das mais antigas raças de cavalo de que se tem notícia. Teve origem na Escandinávia, antes da Idade do Bronze (antes do ano 3.300 aC) e os PSI são os cavalos de corrida que todos conhecem.

Um dos menores exemplares conseguidos foi uma fêmea com apenas 51 centímetros de altura, nascida no estado norte-americano da Virgínia, e que pesava pouco mais de 13 quilos.

Eles não servem para montaria (diferentemente dos pôneis) e são criados apenas como animais de estimação.

Em geral, são animais mansos e inteligentes e que têm crinas compridas e bonitas caudas.

2018-02-23T18:44:56+00:00