Por mais que você queira agradar o seu pet e por mais que ele seja atraído por um pedaço de chocolate, é bom saber que o chocolate, tanto para cães como para gatos funciona como veneno e, dependendo da quantidade, do porte e da sensibilidade de cada indivíduo, pode até matar.

A principal substância prejudicial contida no chocolate é a teobromina.

O chocolate amargo tem em média oito a dez vezes mais teobromina do que o comum, ao leite. Essa substância pode causar vômito, diarréia, taquicardia e até convulsão.

A teobromina é um alcalóide do grupo das metil-xantinas da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína, que são encontradas no cacau (Theobroma cacao – daí o nome teobromina).

Na medicina, a teobromina é usada como vasodilatador (reduzindo a pressão arterial) e como é um estimulante do músculo cardíaco, aumenta a frequência os batimentos do coração. Mas, se são toleráveis pelas pessoas, mesmo em pequenas doses são prejudiciais para os animais, como os cães, que podem até morrer se comerem chocolate.

No caso dos gatos, além dos problemas causados pela teobromina e pela cafeína, há o do ácido lático que dificulta a absorção do cálcio.

Portanto, por mais que o seu animal insista, não permita que ele coma chocolate, que deve ser guardado fora do seu alcance.