Cisne

Por

O cisne é “primo” do ganso e como ele é também uma ave aquática, Cientificamente é classificado do Gênero Cygnus que tem como característica principal o pescoço longo e as patas curtas.

Trata-se de uma ave que se destaca pelo porte majestoso e elegante e é uma boa opção para quem tem um lago em casa, no sítio ou na fazenda.

Os cisnes do Hemisfério Norte são brancos e os do Hemisfério Sul podem ter penas coloridas. São monogâmicos e as fêmeas botam de três a oito ovos por ano.

Existem sete espécies do Gênero Cygnus. A mais comum é a do cisne branco (Cygnus olor) e a mais famosa a do cisne negro (Cygnus atratus).

O cisne branco é originário da Eurásia. É uma ave não migratória que foi introduzida na América do Norte e em outras regiões para ornamentar jardins com lagos. Cygnus em grego significa cisne.

Sua altura média, quando adulto, pode chegar a 1,70m, com uma envergadura de asas de 2,40m. O macho chega a pesar 12kg e as fêmeas 8kg.

O cisne negro é a ave oficial do estado da Austrália Ocidental e quando adulta pode pesar até 9kg. Assim como o branco, é ave aquática.

O cisne é inspirador de várias obras humanas, como o famoso balé dramático “O Lago dos Cisnes”, do compositor russo Tchaikovsky, em quatro atos e que estreou no Teatro Bolshoi,da Rússia, em 1877, e continua um clássico representado no mundo todo.

O navio-veleiro de instrução dos guarda-marinhas da Escola Naval da Marinha do Brasil chama-se Cisne Branco (e o hino oficial da Marinha, também).

Ele foi construído em 1998 e entregue ao Brasil no início de 2000. Tem 76 metros de comprimento e a elegância de um… cisne branco.

2018-02-07T12:10:00+00:00