É sabido que em tempos de crise de valores, sejam eles econômicos, e até mesmo de percepção, os prestadores de serviços podem encontrar grandes oportunidades de crescimento se encararem esses períodos de competição e de pressão como chances para uma completa transformação na forma como eles “fazem negócios” no seu mercado consumidor.

Como transformar o seu negócio

O que são crises de valores?

O importante é entender que o perfil do consumidor mudou radicalmente nos últimos anos, e não foi apenas pelo surgimento do Código de Defesa do Consumidor, mas também motivado pela grande oferta de prestadores de serviços pet e veterinários no mercado, dando a ele poder de barganha e de avaliação.

E como eu costumo dizer, criou-se um gueto superpovoado de empresas disputando o mesmo segmento, e onde a qualidade dos serviços prestados acabou cando relegada a segundo plano em detrimento de uma necessidade de conquista de clientes em estratégias pouco recomendadas, como a guerra de preços e um constante decréscimo na qualidade do atendimento prestado nesses estabelecimentos, que, focados nos controles de preços de produtos, além da escolha de marcas que “roubam” consumidores de marcas líderes; acabam canibalizando o seu próprio mercado.

Os consumidores por sua vez se viram em uma posição privilegiada de poder estabelecer um vicioso círculo de análise e escolha de seus fornecedores de produtos e serviços destinados a animais de estimação baseados nas percepções imediatas de valor que podem obter nas suas relações de compra.

Como mudar esse cenário

Será que todo consumidor é realmente um caça-níqueis ambulante?

Existirá todo tipo de cliente para todo tipo de prestador de serviço, isso é uma realidade um pouco incômoda, mas necessária, para que entendamos que depende de nosso posicionamento todo resultado que possamos ter no nosso segmento profissional.

A sua valorização, enquanto empresário do segmento de produtos e serviços para animais de estimação no Mercado Pet Brasil, passa por questões como conhecimento técnico constantemente atualizado, bom mix de produtos e serviços disponibilizados aos seus clientes, constante busca por novas tecnologias disponíveis para que a gestão do seu estabelecimento esteja sempre pronta para indicar os melhores caminhos e ações após análise correta de dados coletados.

Atendimento

Mas principalmente, jamais esquecer da principal razão pela qual os clientes abandonam literalmente uma empresa, trocando-a por outra, o atendimento.

É fundamental que em se tratando de valorização do seu serviço prestado aos seus clientes, você destine boa parte dos seus recursos e tempo na oferta de sessões de treinamento de sua linha de frente de serviço, seus funcionários.

Sua equipe de trabalho deve estar ciente do importante papel que é estabelecer um link emocional com o cliente, desde o primeiro momento em que este entra em contato com a empresa, seja pessoalmente, seja por telefone ou mesmo através das mídias sociais.

As palavras-chaves do atendimento no mercado veterinário, são:

  • Cortesia
  • Atenção
  • Educação
  • Empatia
  • Compreensão
  • Conhecimento
  • Proatividade

O somatório desses pontos de comportamento gera um diferencial de percepção por parte de todo e qualquer cliente que entre em contato com essa atmosfera diferenciada, o que nos leva ao título de nosso texto: a valorização do serviço veterinário.

Com uma percepção positiva do serviço que lhe está sendo prestado, o cliente em questão ultrapassa rapidamente o estágio da valorização por preço, e começa a questionar seu próprio comportamento diante de um atendimento diferenciado.

É importante levar em conta:

  • O comportamento simpático e atencioso dos membros da equipe.
  • Os produtos de qualidade que prezam pelo bem-estar de seus animais de estimação garantindo segurança de uso.
  • As instalações confortáveis, seguras e higiênicas do estabelecimento que irá receber seus melhores amigos.
  • Todo a ambientação criada para recebê-los.
  • As estratégias criadas para que eles possam se sentir únicos e pertencentes “ao clube exclusivo” que é estar ali, naquele estabelecimento em especial.

E como agregar ainda mais valor ao meu trabalho iniciado com um bom atendimento por todos da minha equipe?

Mais uma vez a chave está no posicionamento da empresa como um todo, e na sua postura profissional.

Nunca prometa aquilo que não possa cumprir, mas cumpra mais do que seu concorrente promete.

Busque ser claro nos seus contatos com seus clientes, explicando detalhadamente cada procedimento, cada ação e sempre questionando se houve um entendimento correto por parte do cliente.

Ofereça sempre a melhor tecnologia e a inovação em produtos e serviços que possam realmente agregar valor ao conceito de bem-estar que deve ser inerente ao seu negócio e permear cada ação de venda dos mesmos.

Seja capaz de construir um ambiente capaz de encantar, seduzir e tranquilizar seus clientes no momento em que eles cruzem a porta de seus estabelecimentos. De na primeiro sua proposta de comunicação empresarial. De acordo com ela, se sua ideia for de um ambiente mais lúdico, que seja! Se for um ambiente que lembre mais um conceito de proposta hospitalar, que seja perfeito!

Estimule sua equipe a sempre receber cada cliente com honras de um chefe de estado. O cliente sempre deve ser visto como a razão da existência do negócio e da carreira de todos que ali estão. Isso é fundamental para que todos possam exercer suas funções de forma uniforme e direcionadas ao sucesso da empresa.

Tem pet para todos os gostos

Existe uma forte pressão para que o serviço veterinário seja visto como algo que deve ser ofertado de graça, pressão essa feita por grupos organizados que buscam de alguma forma benefícios próprios, e por isso recomendo que toda e qualquer proposta de parceria com qualquer entidade que atue no segmento, seja muito bem estudada e que seja feito um completo levantamento do perfil e das reais posturas dessas entidades no mercado, visto que associar suas marcas e imagens a grupos assim, pode trazer sérios prejuízos à sua imagem.

Essa tem sido, junto com a guerra de preços, um dos maiores problemas de posicionamento do mercado veterinário, a pressão pela desvalo- rização do serviço médico-veterinário.

Preparados para enfrentar toda essa pressão?

Preparados para valorizar a sua empresa veterinária?

O caminho é posicionar-se sempre!

Invista em você, invista em sua equipe e invista em seu negócio, tornando-o sempre a melhor opção em se tratando de estabelecimentos para animais de estimação no mercado pet.