Um dos maiores desafios que encontro no dia a dia de orientação junto aos clientes que me procuram é, em um primeiro momento, decidir quais são as necessidades e demandas que eles acreditam ter em confronto com as reais necessidades que eles sequer imaginam que possam ter.

Esse contraponto é um momento fundamental na decisão daquilo que devemos acreditar ser o caminho para atender a esse desejo de mudança da situação atual em suas clínicas, petshops e centros de estética para uma situação onde novos resultados e posturas diferenciadas sejam capazes de resolver os problemas e trazer um novo momento para suas carreiras e empresas.

Como começar

Primeiro fazer um exercício de reconhecimento e autoanálise onde sejam listados os problemas que incomodam, as situações que levam a pensar em mudanças e as condições nas quais você considera que haja alguma inadequação, algum problema ou insatisfação com os resultados.

Posteriormente tente dividir esses problemas e situações em grupos:

Problemas Comportamentais – da Equipe e seus (importante dar o exemplo sempre, não se esqueça disso!)

Problemas Técnicos – Como anda sua formação técnica?

Problemas Gerenciais – Como andam as contas? Como está o controle de estoque?

Problemas Promocionais – Como está sua comunicação empresarial?

De posse dessa lista de itens a serem abordados em seu processo de mudança, converse com sua equipe e decida qual o item mais urgente a ser abordado em um processo de reestruturação.

Analise o impacto dessas mudanças:

Quanto vai custar?

Quanto tempo vai levar?

Quantos recursos terei que envolver na mudança?

Tenho equipe preparada para prestar esse serviço?

Minha equipe de trabalho está preparada para entender o processo de mudança?

Minha equipe de trabalho está comprometida com os objetivos da mudança?

Ela entende o porquê dessa mudança?

Será que eu sei o impacto dessa mudança no meu trabalho?

Organizar a estratégia de mudança não é fácil, e por isso o auxílio de um pro ssional externo é muitas vezes o caminho para orientar o processo como um todo, separar as etapas e organizar a sequência de decisões.

Projetar o processo de mudança deve ser feito de forma tranquila, sem afobações e sem pular etapas, o que tem sido um dos maiores problemas nas mudanças que vejo acontecer por aí. Há uma inversão de prioridades e alterações não muito práticas, são realizadas sem que haja uma real mudança no conceito de gestão dos estabelecimentos e no conceito de posicionamento empresarial por parte de todos os envolvidos no processo.

Não mude apenas por mudar

Não entre em uma ciranda de transformações sem que você saiba exatamente o que quer, onde quer chegar, o que quer mudar e o que deseja alcançar. Sem essas definições, todo o esforço terá sido em vão.