Inovações tecnológicas aumentam eficiência em fazenda de confinamento

Por

Conciliar eficiência nos processos e rentabilidade é o sonho de qualquer pecuarista. Para conseguir tal objetivo é necessário buscar soluções tecnológicas que sirvam de ferramentas para melhorar o desempenho da propriedade. Mas, o que parece sonho para uns já é realidade para outros que adotaram o modelo de pecuária de precisão e hoje colhem os frutos do sucesso. Como é o caso da Agropecuária Vista Alegre, localizada em Presidente Bernardes, no interior paulista e que se destaca como referência em automatização e gestão de processos.

A fazenda de produção intensiva de bovinos que investe de forma contínua em automação de processos, informatização e boas práticas de manejo, mantém mais de quinze mil animais alojados, produzindo mais de 230 mil quilos de ração diariamente para serem fornecidos para cerca de 120 lotes de animais. O que chama a atenção é que embora a operação seja de grande custo e complexidade, pois exige alto nível de precisão para garantir a formulação correta de diferentes receitas de ração, ela é realizada com sucesso por apenas três funcionários.

Mas, nem sempre a realidade da Agropecuária Vista Alegre foi assim. Há cinco anos, a propriedade contava com uma equipe de cincofuncionários que mesmo sendo altamente treinados não conseguiam ter um bom nível de eficiência e qualidade, não por questão de desempenho e sim porque o grande problema era que nesta época, o que havia disponível para o controle de processos de uma produção intensiva de bovinos era muito limitado. As balanças para controle de pesagens em caminhões e controle de produção e distribuição de ração eram todas importadas, com pouco suporte técnico no País e difícil integração aos sistemas de gestão.

Outro agravante era que toda a operação de controle era feita em planilhas eletrônicas coletando a maioria dos dados em apontamentos manuais (rascunhos) pelos operadores das máquinas, para depois serem digitados por outra pessoa. Esse processo gerava erros como: dado redigido errado pelo operador ou digitador, informações interpretadas de forma errônea devido a caligrafia confusa ou ainda dados perdidos por falha na coleta da informação.

A grande virada na propriedade, com a adoção de um modelo eficiente de automação e gestão, ocorreu há quatro anos, após a parceria com a Exacta Balanças. A empresa com sede em Rancharia/SP e com polo desenvolvedor de produtos em Ribeirão Preto/SP, que embora estava há pouco tempo no mercado, já desenvolvia projetos modernos que iam de encontro as necessidades da propriedade.

A carência do setor de tecnologias somada àsideias inovadoras da Exacta motivaram a Vista Alegre a acreditar na parceria para desenvolver soluções inteligentes e eficientes para a propriedade como, por exemplo, a criação de uma balança autônoma que tivesse fácil programação e coleta de resultados para gerenciamento das operações de carregamento de descarregamento em caminhões ou vagões misturadores de ração.

A concepção deste equipamento considerou: receber e enviar dados a um sistema de gerenciamento via comunicação sem fio; utilizar tecnologias para que a máquina e o operador conseguissem uma relação amigável; permitir monitorar em tempo real o processo de produção e levar precisão às tarefas de dosagens dos insumos nas dietas do rebanho. Surgiu assim a Balança de Trato Bovino EX3001L, que auxilia no gerenciamento ou controle dos processos de produção e distribuição de ração ao rebanho em confinamento.

Embora seja novidade no mercado, o equipamento desde 2013 é testado exaustivamente na Vista Alegre, sendo submetido a diferentes condições de tempo, temperatura e outros fatores. O grande diferencial desta balança é que ela facilita a programação de diferentes receitas de ração aos grupos de gado, em fases distintas de alimentação na propriedade. Isto é possível porque o equipamento armazena e permite a escolha de várias ordens de produção, que podem ser facilmente escolhidas na tela sensível ao toque (touchscreen) e executadas de maneira intercalada, otimizando a quantidade de “batidas” e tratos que o mesmo veículo consegue executar no mesmo dia.

Durante o descarregamento, a escolha dos currais pode ser feita manualmente na tela da EX3001L, ou ainda automaticamente através de leitor de tags RFID instalados nos currais, poupando o operador do caminhão e reduzindo a chance de erros.

Os recursos disponíveis na tela da EX3001L, foram concebidos para economizar tempo, agilizando as operações do dia a dia. Esta balança é vista como autônoma por não requerer a instalação de notebooks e softwares dentro da cabine do caminhão, trazendo simplicidade e praticidade em sua operação.

As programações, tanto para a produção como para a distribuição de ração, podem ser diariamente corrigidas, tomando como base os desvios de peso registrados, previamente para cada curral. Assim, a programação e a coleta de resultados, podem ser realizadas todo dia, de forma rápida e simples, por meio de um pendrive (porta USB da balança). O mesmo pendrive é utilizado para salvar as ordens de produção planejadas na ferramenta exTrato (Software de Trato Bovino), também da Exacta, no computador pessoal ou servidor do técnico nutricionista. Além disso, o planejamento e programação através do uso da ferramenta é de fácil entendimento e flexível para atender diferentes realidades. Na ferramenta exTratoos resultados diários das balanças dos caminhões podem ser analisados com facilidade através de filtros por data e equipamento, e ainda exportados para uma planilha Excel o que dá a flexibilidade de organizar e analisar os dados da maneira que o técnico nutricionista preferir.

A tabela a seguir ilustra bem os resultados que a propriedade tem conseguido melhorar através do novo sistema de gestão em conjunto com boas práticas de manejo e um bom plano nutricional. Observa-se na tabela como o fator de conversão alimentar (Kg de ração consumido para produzir 1 Kg de peso por animal) tem melhorado ano a ano.

Tabela: Histórico evolutivo da fazenda

AnoBois AbatidosDias CochoConsumo Kg de MSGanho Diário KgRend. CarcaçaConversão Alimentar
20121503210210,11,44454.20%6,98
2013238449610,41,51753,90%6,89
2014226971019,51,52354,10%6,24
2015291901148,81,46954,90%6,02
2016392991029,41,60756,00%5,88

A união no trabalho das duas empresas também está possibilitando o desenvolvimento da ferramenta Gestão Exacta, um software de gestão completa da propriedade que abrange grande parte dos processos, entre eles: registro dos manejos, pesos dos animais, ocorrências sanitárias, registro de ingredientes e seus nutrientes bem como plano nutricional integrado a programação diária dos tratos do rebanho (Ordens de produção para a EX3001L). A ferramenta tem auxiliado para que os processos sejam conduzidos sem falhas de informações. Tudo isso permitiu hoje que a propriedade implantasse o conceito da Nutrição de Precisão, onde erros de receitas, desvios de pesagens, erros de distribuições de dietas aos animais, estão diminuindo continuamente, levando a uma maior produtividade e lucratividade.

Exacta Balanças – Empresa no segmento de balanças fundada em 2011 com soluções especiais para agropecuária e logística. Sediada em Rancharia, região oeste do Estado de São Paulo, e com polo desenvolvedor de produtos em Ribeirão Preto/SP, possui produtos inovadores onde o foco é a facilidade de integração de balanças com recursos especiais aos sistemas de gestão (TI). A Exacta foi uma das empresas selecionadas no programa de subvenção econômica a inovação PIPE/PAPPE 2015 dos órgãos de fomento à pesquisa e inovação Fapesp e Finep.

Mais informações em:
http://www. exactabalancas.com.br

2017-08-31T08:53:58+00:00