Intoxicação doméstica de cães e gatos

Por

É muito triste e angustiante descobrir de repente que seu cão ou gato está agonizando porque foi intoxicado dentro de casa. E mais ainda é saber que isso poderia ter sido evitado.

É importante conhecer os sintomas, ou seja, quais as alterações que o animal apresenta quando está intoxicado porque comeu, bebeu (ou simplesmente lambeu) ou teve contato com uma substância tóxica.

Esses sintomas ou sinais variam conforme a substância, mas de um modo geral, um ou vários deles podem aparecer juntos ou separadamente: salivação excessiva, diarréia, diminuição dos batimentos cardíacos, vômito, dificuldade de respirar, andar cambaleante, sonolência, diminuição do diâmetro das pupilas.

É importante destacar que a intoxicação também pode ocorrer através do contato de substância tóxica com a pele do animal, principalmente se ela estiver ferida.

Quais são as substâncias tóxicas existentes em casa e que podem até matar o seu cão ou gato? São diversas, entre as quais determinadas plantas; inseticidas (como os usados nas dedetizações); produtos de limpeza; sabão em pó; desinfetantes; soda cáustica; produtos para tirar manchas de fornos e fogões; produtos para desentupir canos e vários outros.

O que fazer?

A melhor, mais prática e mais eficiente medida é a preventiva, ou seja, instruir todo mundo da casa sobre os perigos de intoxicação. Parece tarefa fácil, mas não é. É importante ficar, repetidamente, falando sobre o assunto e evitar guardar essas substâncias ao alcance dos animais. Todas elas precisam, necessariamente, permanecer com as tampas fechadas e guardadas em armários que os animais não possam alcançar. Dá algum trabalho, mas é fundamental.

Se de repente você notar sinais de intoxicação no seu animal, a melhor providência é levá-lo o mais depressa possível para a clínica do médico veterinário e junto com ele a embalagem do produto que o contaminou.

Se você não tiver muita experiência no assunto não perca tempo tentando resolver o problema induzindo o vômito ou outra providência. Corra para a clínica veterinária e explique à atendente que o assunto é urgente porque trata-se de uma intoxicação.

2018-04-27T16:14:22+00:00