Lagartos

Por

Manter um lagarto no apartamento como animal de estimação é mais comum do que se pensa. Eles têm aspecto de animais primitivos, ferozes, assustadores e há quem goste disso.

Os lagartos são répteis de sangue frio. Não são homeotérmicos (de temperatura corporal constante independentemente da temperatura do ambiente, como todos os animais superiores). Mas isso não quer dizer que seu sangue seja frio, mas sim que sua temperatura corporal varia conforme a temperatura do ambiente.

A denominação “lagarto” é normalmente usada como sinônimo da sub-espécie dos Sáurios, que exclui as cobras (que também são répteis).

Os lagartos são animais de quatro patas e corpo recoberto por escamas.

Existem mais de cinco mil espécies de lagartos distribuídos pelos cinco continentes. Só nas regiões extremamente frias não existem lagartos.

São os seguintes, os melhores lagartos para serem criados como animais de estimação em função da sua docilidade, facilidade de alojamento e de alimentação:

1.   Gecko-leopardo – é pequeno (15 a 25 cm de comprimento), pouco exigente e pouco agressivo. Comem insetos, principalmente grilos, mas aceitam outros insetos. O problema é que são muito vorazes, muito comilões e precisam ser alimentados até o ponto de não agüentarem mais. Têm hábitos noturnos.

2.   Dragão-barbudo – atinge até 60cm de comprimento, é sociável, tolera bem o manuseio e interage com o dono. É onívoro (aceita grande variedade de alimentos), comendo tanto insetos como vegetais.

3.   Lagartos-de-língua-azul. Existem várias espécies, mas a mais comum tem o nome científico Tiliqua scincoides. Precisa dos mesmos cuidados do Dragão-barbudo. Ambos são animais de hábitos diurnos e têm aproximadamente o mesmo tamanho. São bastante dóceis e fáceis de manejar e também são onívoros. Vivem até 20 anos.

4.   Iguana-verde – é grande, chegando a atingir dois metros de comprimento. Têm unhas fortes que podem causar feridas sérias nos proprietários que não conseguem perceber quando não estão agradando. Há quem jure que conseguiu adestrar sua iguana para fazer as necessidades em determinado lugar. Ela é herbívora, o que simplifica muito a alimentação que, entretanto, precisa ser diversificada.

5.   Anolis-verde – têm apenas 15 a 18 cm de comprimento, mas precisam ser mantidos em grupos com um macho e diversas fêmeas. São muito dóceis, mas igualmente tímidos, retraídos e por isso não gostam de ser manuseados. São animais de contemplação. Sua alimentação é composta de insetos e larvas. Comem pouco.

2018-06-08T17:52:42+00:00