Lóris

Por

É uma ave originária da Oceania e do Sudeste Asiático. É multicolorida, com uma variação muito grande de tons e desenhos.

Trata-se de uma boa opção como ave de estimação porque é muito brincalhona, esperta e ativa. Raramente consegue ficar quieta. Vive correndo de lá para cá, subindo nas grades do viveiro, pulando e rolando e no meio dessa confusão ainda assovia.

Quando o Lóris é criado em cativeiro, em contato com o dono, aprende a comer na mão e até mesmo a falar algumas palavras em tom agudo. Mas para isso ele precisa ser mantido isolado de outros pássaros e insistentemente treinado.

Ele não é muito exigente em relação à temperatura embora prefira climas mais quentes.

O Lóris tem muito valor no mercado pet da Europa e dos Estados Unidos.

No seu meio natural ele alimenta-se principalmente do néctar das flores e para isso tem a língua comprida. Gosta também de frutas silvestres.

Nos criatórios o Lóris come frutas, mas exclusivamente sob a forma de papas. Nos pet shops podem ser encontradas papas desidratadas, nas quais basta adicionar água.

A limpeza do viveiro é muito importante e até certo ponto complicada, porque essas aves expelem seus dejetos em esguichos que podem chegar à distância de 20 centímetros ou até mais, sujando todo o ambiente. Mas, quanto à higiene pessoal eles, como os gatos, cuidam pessoalmente.

A gaiola deve ser instalada num local que receba sol da manhã e o alimento trocado duas vezes por dia para evitar que comam papa estragada, principalmente nos dias de maior calor.

2018-02-16T13:27:17+00:00