Breve resumo sobre a anatomia do suíno

Por

Imagem:

Museu de Anatomia Veterinária Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva (MAV).Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ–USP).

Autor: Wagner Souza e Silva.

Via: Wikimedia Commons

Detalhes da imagem:

1. Fígado
2. Estômago
3. Baço
4. Intestino delgado
5. Rim esquerdo
6. Intestino grosso
7. Reto
8. Vagina
9. Bexiga
10.  Corpo do útero
11.  Corno uterino esquerdo
12.  Coração
13.  Pulmão
14.  Veia cava
15.  Esôfago
16.  Artéria aorta torácica
17.  Corpo da língua
18.  Epiglote
19.  Traqueia
20.  Hemisfério cerebral
21.  Cerebelo
22.  Glândula hipófise

Sistema gastrointestinal

O suíno é um animal monogástrico que apresenta seu trato digestivo relativamente pequeno e com reduzida capacidade de armazenamento. Possui alta eficiência no processo de digestão de alimentos e na posterior utilização dos produtos finais da digestão, necessitando regularmente de dietas bem concentradas e balanceadas. Possuem baixo aproveitamento de fibras, já que seu trato digestivo não cria condições para a instalação de microrganismos responsáveis pela digestão deste tipo de material.

O processo de digestão dos suínos inicia-se pela boca, passando pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Pâncreas e fígado atuam como órgãos anexos ao sistema gastrointestinal. A boca do suíno é formada pelos lábios inferiores e superiores, bochechas, palato duro, língua, dentes e glândulas salivares. O seu estômago é capaz de armazenar de 5,7 a 8 litros, sendo que em estado de repleção, seu eixo fica transversal. A porção esquerda é grande e arredondada, e a direita é pequena, dobrando para cima a fim de unir-se com o intestino delgado.

Suínos apresentam dentição com 44 dentes, com 22 na parte superior e 22 na parte inferior, sendo 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares, 6 molares, na parte superior e a mesma quantidade na inferior.

Sistema urinário

Os rins do suíno possui formato semelhante ao de um grão de feijão, com textura bem lisa, possuindo coloração marrom. Seu peso em um suíno adulto é de aproximadamente 100 a 250g, podendo crescer em torno de 12,5 cm de comprimento e 6,5 cm de largura.

Sistema reprodutor

No sistema reprodutor masculino, os testículos são grandes e possuem contorno elíptico. O pênis é semelhante ao do bovino, porém possui um formato espiral, como um “saca-rolhas”, medindo aproximadamente 45 a 50 cm de comprimento. O músculo bulbo esponjoso é forte e curto.

No aparelho genital feminino, as tubas uterinas apresentam-se como um par de tubos envelopados longos que medem entre 15 a 30 cm, possuindo uma grande abertura abdominal. O útero é composto por um corpo, uma cérvix (colo) e dois cornos. Cada corno possui aproximadamente 5 cm de comprimento e o colo 10 cm de comprimento, sendo extremamente longos e flexuosos, dispostos em numerosas espirais, assemelhando-se ao intestino delgado.

 

2018-10-03T16:34:46+00:00