Novidade: Instituto de Zootecnia de São Paulo desenvolve produto natural para combater carrapatos em bovinos

Por

Inédito no Brasil, o produto foi elaborado à base de óleos essenciais e é capaz de controlar carrapatos em bovinos de forma rápida e eficiente. Ele resulta de estudos realizados pelos pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Cecília José Veríssimo e Luciana Morita Katiki, e o aluno de pós-graduação em produção animal do IZ.

Segundo os pesquisadores, no mundo todo empresas e estudiosos buscam o desenvolvimento de formulações alternativas, de origem natural, para o controle dos carrapatos em bovinos, devido à resistência daqueles parasitas aos produtos quimicos (carrapaticidas).

O diferencial do produto é a não utilização de composto sintético (químico) em sua formulação e sua ação rápida sobre os carrapatos. Em testes in vivo, ou seja, realizados no bovino, verificou-se a morte de diversas fases do parasita (larvas, ninfas, machos e fêmeas) em 48 horas, reduzindo significativamente a contagem de carrapatos nos animais logo na primeira semana. O teste in vitromostrou 100% de mortalidade da fêmea, que nem chegou a por ovos.

Foto: Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Paulo

2018-05-29T17:39:32+00:00