Pombo-correio

Por

O pombo-correio é uma variedade do pombo comum especialmente selecionada através de cruzamentos dirigidos com o objetivo da obtenção de indivíduos com grande capacidade de orientação. Essa orientação, entretanto, não é genérica, mas sim específica, ou seja, a capacidade de voltar do local para onde foi levado pela mão do homem, para o pombal, mesmo a quilômetros de distância.

Essa sua capacidade vem sendo explorada tanto de forma utilitária como desportiva, com campeonatos de diversas categorias.

Na Segunda Grande Guerra Mundial, época em que as comunicações eram precárias, os pombos-correio eram usados para levar mensagens.

Sobre a sua atuação contam-se antigas façanhas que tiveram muita importância na época. O mais famoso deles era um pombo francês chamado Cher Ami que levou uma mensagem que ajudou a salvar a 77ª Divisão de Infantaria Americana que estava perdida numa floresta da França. O pombo, mesmo ferido, voou 40 quilômetros em 25 minutos, levando a mensagem que informava o local onde os combatentes estavam, cercados pelos alemães.

São muitas as teorias para explicar o mistério da orientação do pombo-correio. Fantasiosas ou não, as mais conhecidas são as seguintes: (1) instinto natural; (2) visão privilegiada que facilita memorizar inúmeros pontos de referência; (3) orientam-se pela posição relativa do Sol; (4) eles têm uma “bússola natural” na ponta do bico, formada por partículas de mineral ferroso que, como as bússolas de verdade, apontam a ave para o norte

Modernamente, eles são usados até para levar partes de telefones celulares para as cadeias.

Para os fins desportivos, existem, em diversas regiões do País, os chamados columbódromos, onde são realizados torneios e exposições.

2018-05-02T17:53:49+00:00