Por que o cão perde pelo?

Por

Por diversas razões que podem ser normais ou sinal de algum problema.

Os cães, como os gatos e diversos outros animais, inclusive as aves, passam todos os anos por fases chamadas “mudas”. É que o tipo e a quantidade de pelos de que necessitam durante o inverno, não são os mesmos necessários para enfrentar o verão. Esse é, portanto um tipo de perda normal e durante ele a escovação diária tem papel fundamental, o que não quer dizer que não seja também importante nas outras épocas do ano.

A idade do pelo é outra causa da perda. Ele envelhece, cai e é substituído por outro.

Perdas localizadas apenas numa ou em mais de uma região do corpo, são, em geral, conseqüência de doenças de pele, como, por exemplo, sarna, micoses e eczemas e precisam ser diagnosticadas e tratadas pelo veterinário.

Uma causa relativamente comum da perda de pelos é a hipovitaminose A, que é uma vitamina importante na proteção dos epitélios. Mas, essa não é a única causa de origem nutricional. Outra comum é a falta de determinados aminoácidos ou de sais minerais na ração.

Causas de origem nervosa também podem provocar perda de pelos.

Como o leitor vê, o assunto é mais complicado do que parece, o que ressalta a importância de um bom diagnóstico feito por médico veterinário especializado em clínica de pequenos animais.

2018-04-27T16:57:08+00:00