Porque os lobos uivam

Por

A cena de um lobo solitário em cima de uma montanha com o pescoço esticado e o focinho na direção da lua cheia, uivando, é um clássico do cinema. Mas não há nenhuma explicação científica para isso, ou seja, de que ele esteja uivando para a lua.

Esse animal pertence, como o cão doméstico, à Família dos Canídeos e como desde os tempos imemoriais o lobo foi considerado uma ameaça ao homem em decorrência da sua ferocidade, velocidade (até 70km/hora) e inteligência, está praticamente extinto.

O lobo é um animal gregário vivendo em grupos geralmente de 10 a 12 animais. São alcatéias, conduzidas por um macho dominante que uiva para mandar o grupo se reunir para caçar em grupo.

Mas… e a lua cheia?

As noites de lua cheia são, evidentemente, mais claras e melhores para caçar o que não quer dizer que eles só uivem quando a lua está cheia.

Mas não é exclusivamente para caçar que os lobos uivam. Assim como os cães, seus parentes, latem, os lobos uivam. E eles podem se reconhecer pelo ruído particular do uivo de cada um, que também revela o tamanho da alcatéia inimiga, que quer competir pela caça no mesmo território.

Em situações especiais, alguns cães também podem uivar e por mais estranho que possa parecer, até os gatos, que não têm nenhum parentesco com o lobo – podem emitir sons contínuos, demorados, que se assemelham ao uivo.

2018-01-30T12:52:35+00:00