Reprodutores da Linhagem IZ tem novo sumário

Por

“Linhagem IZ, uma linhagem de peso”. É com essa chancela que o Sumário de Touros e Matrizes Nelore IZ/2017, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi lançado durante a última edição da Expogenética, realizada em Uberaba, MG.

A novidade da Avaliação Genética de 2017, no Sumário de Touros e Matrizes do IZ, é a incorporação de informações genômicas aos dados de pedigree dos animais avaliados. A genômica fornece acurácia adicional à predição da diferença esperada na progênie (DEP) dos animais e melhora a eficiência do processo de seleção. Além disso, o pecuarista terá em detalhes as novas informações sobre as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) – metodologia que avalia os touros pelo desempenho produtivo de sua descendência – para características relacionadas ao desenvolvimento ponderal.

No novo sumário também serão disponibilizadas as diferenças esperadas na progênie para características de carcaça, obtidas pela técnica da ultrassonografia, e para a característica dias ao parto, que indica a fertilidade das matrizes.

Segundo Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo, pesquisadora do IZ e diretora do Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte, os rebanhos da entidade são praticamente fechados à introdução de material genético de fora, e pela evidente capacidade dos touros e matrizes em colocar velocidade de crescimento e músculo’ nos bezerros, esses animais já são conhecidos como Linhagem IZ, uma linhagem de peso. “Os animais são resultantes do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho em peso realizado desde 1978, e reconhecido em todo o Brasil”, arremata a pesquisadora.

2018-03-25T03:47:58+00:00