Travessuras dos filhotes

Por

Os filhotes de cão, como as crianças, são por natureza travessos.

Se eles estiverem muito quietos e bem comportados é sinal de que alguma coisa não vai bem. É preciso ficar de olho porque essas travessuras podem representar perigo para eles. É preciso deixar fora do seu alcance tudo o que atraia sua atenção, mas possa ser prejudicial, como, por exemplo: desinfetantes, com os quais eles poderão se intoxicar; objetos pequenos, para prevenir engasgos; objetos pontudos; coisas quentes, como ferro de passar; barbantes, que poderão engolir; brinquedos coloridos, que eventualmente são tóxicos; ossos de galinha; medicamentos; sabonetes, etc…

Na medida em que vão crescendo e o instinto vai se desenvolvendo, o perigo vai gradativamente diminuindo, mas pode não acabar totalmente nunca.

É muito importante, em caso de acidente, não tentar resolver o problema com improvisações e soluções caseiras. Leve o animal para o veterinário. Se suspeitar que ele bebeu ou simplesmente lambeu algum desinfetante ou inseticida, junto com ele leve a embalagem. Essa providência simples poderá salvar a vida do seu cão ou gato.

Se ele engoliu um barbante que está com a ponta de fora, não tente puxá-lo. Deixe o veterinário fazer isso. Se ele se queimar, apenas molhe o local com bastante água fria e não faça mais nada antes do veterinário examinar.

Se achar que ele deslocou um membro, não o segure pelas patas. Enrole o animal numa toalha e o leve para o veterinário.

2018-02-16T16:15:36+00:00