O circuito de lives do Projeto Campo Futuro, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 24 de outubro a 7 de novembro, vai apresentar os principais impactos dos preços dos insumos nos custos de produção de diferentes sistemas produtivos.

Neste ano, para as culturas agrícolas os técnicos do projeto levantaram informações de seis grupos de atividades (hortaliças; cereais, fibras e oleaginosas; frutas; café; cana-de-açúcar e silvicultura) em 76 municípios de 18 estados brasileiros.

Durante as lives, que serão realizadas partir de 24 de outubro, de 9h às 10h, os participantes poderão entender como o custo de produção foi afetado com a elevação dos preços dos principais insumos, como os fertilizantes, defensivos e combustível.

“Os resultados trarão as peculiaridades de cada atividade e região, a análise da influência do custo de produção no desempenho financeiro da cultura praticada por cada produtor e também a competitividade de cada uma em âmbito regional”, explicou o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues.

Desde 2007, o projeto Campo Futuro já levantou os custos de produção de 66 atividades agropecuárias em 357 municípios diferentes. Os encontros para coleta de informações são chamados de painéis e reúnem produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.

O projeto é realizado pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos e geração de informação para o gerenciamento rural.

Participe das lives e tenha acesso exclusivo às análises de custos por atividade agropecuária.

Confira a programação do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:

24/10 – Pecuária de leite;

25/10 – Silvicultura;

26/10 – Cana-de-açúcar;

27/10 – Fruticultura;

28/10 – Aves e Suínos;

31/10 – Hortaliças;

01/11 – Cereais, fibras e oleaginosas;

03/11 – Cafeicultura;

04/11 – Pecuária de corte;

07/11 – Aquicultura;

08/11 – Evento de Encerramento do Circuito e Lançamento do Prêmio Campo Futuro.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto de capa: Divulgação CNA