Embrapa: suplemento alimentar reduz perdas de caprinos e ovinos (peso, carne e leite) no Semiárido brasileiro

Por

A irregularidade na distribuição de chuvas no Semiárido brasileiro, além de limitar a água para consumo de animais, traz outro fator que pode provocar impacto negativo em rebanhos para produção. A pastagem nos períodos secos apresenta deficiências como a redução dos teores de proteínas e aumento no conteúdo de fibra de baixa qualidade na alimentação animal. Em virtude disso, há mais demora na digestão e redução do consumo de outros alimentos, resultando em perda de peso e de produtividade nos rebanhos.

Para enfrentar esse problema, a Embrapa desenvolveu uma mistura de alimentos que, uma vez usada pelos criadores, reduz os prejuízos deles com perda de peso e queda na produção de carne e leite.

Composta por ingredientes que garantem fontes de energia e proteína, além do sal comum e suplementos minerais balanceados, a mistura múltipla tem o objetivo de corrigir deficiências da forragem (alimento) disponível no período seco, permitindo que os animais possam ingerir maior quantidade de pastagem seca diariamente. Com seu uso adequado, a perspectiva é de que a produtividade de animais de corte ou leiteiros seja mais regular durante o ano.

2019-03-11T14:21:00+00:00 11/03/2019|Categories: Ciência e Tecnologia|