Raça Brahman completa 25 anos de seleção no Brasil

Por

Reconhecida, no início do ano, como uma das raças de corte mais utilizadas em cruzamentos industriais, além de figurar entre as que mais exportam sêmen de bovinos no País, em 2019, a raça Brahman comemora, em 2019, 25anos de seleção no Brasil.  O potencial de desenvolvimento da raça em solo brasileiro foi reconhecido durante o XIX Congresso Mundial da Raça Brahman, evento que reuniu criadores e pesquisadores de várias partes do mundo em Bucaramanga, na Colômbia.

Na ocasião, o Brasil foi representado pelo criatório UberBrahman, sediado na Fazenda Morro Alto II, em Uberlândia, MG e fundado há cerca de 20 anos pelos pecuaristas Aldo Valente e Carlos Balbino. O criatório é um importante fornecedor de sêmen e embriões para rebanhos no Brasil e em diversos países. O rebanho é avaliado pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Aosociação Brasileira de Criadores de Sebu (ABCZ) e realiza Provas de Desempenho e Avaliações Zootécnicas como ferramentas de seleção.

“Nosso foco está na produção de animais provados, com excelente desempenho nas características de maior impacto econômico, principalmente em ambientes de clima tropical”, afirma Filipe Valente, filho de Aldo. Segundo ele, desde o início, a seleção é direcionada por provas zootécnicas e pesquisas realizadas através de cooperações técnicas, que a fazenda mantém com universidades e instituições, no Brasil e no exterior.

2019-03-18T15:03:02+00:00 03/04/2019|Categories: Top News|