O Grupo Pecuária Brasil (GPB) firmou aliança estratégica com a Datagro nesta quarta-feira (11/3), durante a abertura da safra de cana, açúcar e etanol 2020/21. A aliança resultou no aprimoramento do balizador de preços do boi gordo, alimentado com informações fornecidas pelos pecuaristas, que relatam negócios efetuados com a indústria frigorífica.
O foco da parceria será o contínuo aprimoramento da metodologia de apuração e a representatividade da amostragem do balizador de preço do boi nas praças consideradas mais relevantes no Brasil. A base do conteúdo continua sendo o preço de referência informado pelos pecuaristas em cada praça principal e apresenta informações detalhadas dos negócios realizados.
Além do preço, traz dados sobre a categoria e idade do animal, forma de pagamento e escalas de abate. São ferramentas fundamentais de gestão e planejamento para confinadores, frigoríficos, investidores e pecuaristas.
O GPB – Grupo Pecuária Brasil nasceu em Bauru (SP), e é formado por uma rede de pecuaristas de todo o país, que tem como objetivo desenvolver o balizador de preços do boi gordo, de forma representativa e isenta, refletindo a real condição de negociação do mercado pecuário nas principais praças de comercialização de todo o Brasil.
A Datagro é uma consultoria agrícola integrada, com sede em São Paulo e em atividade há mais de 36 anos. A empresa abriga 14 diferentes unidades de negócio, e 152 colaboradores em oito escritórios. Do total, sete no Brasil e um no exterior.
A seguir, entrevista exclusiva do Canal do Boi com o presidente do GPB, Oswaldo Furlan.
Sistema Brasileiro do Agronegócio/SBA