O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o livro “ATeG – Cinco Etapas da Transformação Rural” com alguns dos milhares de casos de sucesso de produtores de alimentos que melhoraram suas vidas e de suas famílias a partir do momento em que receberam a Assistência Técnica e Gerencial da instituição.
Desde que foi criada em 2013, a ATeG do Senar já atendeu milhares de propriedades em todas as regiões do Brasil. No prefácio da publicação, o presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins, ressalta a relevância da qualificação por meio do método inovador de assistência e gestão no campo.
“Tecnologia e inovação chegam ao produtor rural proporcionando aumento na renda e contribuindo de forma decisiva para reduzir as desigualdades em todas as regiões do Brasil e para a criação de uma nova classe média rural.”
A publicação é dividida em três capítulos que vão desde o surgimento da extensão rural no Brasil, passando pela metodologia de ATeG do Senar até chegar às histórias de trabalho, superação e resiliência de produtores que, já no primeiro ano após a sua implantação, colheram bons resultados técnicos e gerenciais.
O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, ressalta que os números refletem a capilaridade e o esforço do Senar para levar uma metodologia diferenciada e incorporá-la ao dia-a-dia dos produtores.
“No ano em que novos desafios mundiais surgiram e desafiaram as instituições com a pandemia, o Senar iniciou o atendimento remoto e a ATeG do Senar atendeu 44,7 mil novas propriedades rurais em diversas regiões do Brasil” .
A diretora de ATeG do Senar, Andréa Barbosa, ressalta que os casos de sucesso revelam os ótimos resultados da ATeG na vida do produtor e de sua família. “Podemos constatar também o avanço na parte de gestão, ponto fundamental para o completo entendimento do produtor sobre o seu negócio.”
Para visualizar o livro e conhecer as histórias, clique: https://cnabrasil.org.br/assets/arquivos/Senar-ATeG-5-Etapas.pdf
Se você ficou interessado em saber como pode fazer parte do grupo de produtores que recebem orientação técnica e gerencial gratuita do Senar, entre em contato com o Sindicato de Produtores Rurais de seu município ou procure a Administração Regional do Senar de seu estado.