“ Não importa o que você diz (ou escreve). O que importa é o que o outro entende.” Nada mais verdadeiro, como demonstraram as várias pesquisas sobre os “curto circuitos” da Comunicação Social.

Para minimizar esse problema, veja as sugestões dos jornalistas:

1. Antes de começar a escrever, pense bem no que você quer transmitir e para quem.

2. Capriche no título: curto e que resuma todo o assunto.

3. Abaixo do título, faça um resumo (lide) de todo o assunto.

4. Comece o texto com uma letra Grande (capitular).

5. Não abuse dos adjetivos. Se você fizer isso, eles acabam perdendo o valor.

6. Divida o texto em blocos, precedidos de um subtítulo destacado.

7. Não se preocupe em demonstrar cultura, usando palavras complicadas. Escreva de forma parecida como você fala. Se for para impressionar e demonstrar cultura, esqueça-se de tudo o que leu nesta matéria e inspire-se nos Sertões, do Euclides da Cunha ou em James Joyce.

8. Resista à tentação de usar letras maiúsculas quando elas não se justificarem, sob o ponto de vista da ortografia.

9. Instale um dicionário eletrônico no seu computador, e o consulte, sem cerimônia, sempre que lhe ocorrer uma dúvida. É barato, fácil e indolor.

10. Economize nas gírias.

11. Evite escrever em ordem indireta. Isso só fica bem em latim.

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