A Megaleite 2019 marcou o retorno da principal entidade representativa da raça de leite responsável pela maior comercialização de sêmen bovinos no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG), ao quadro de associados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).
Segundo o vice-presidente da ABCG, Odilon Resende Barbosa Filho, uma das principais razões para esse retorno é a necessidade de unir forças para defesa e desenvolvimento do setor. “Há uma grande demanda pela genética da raça não só no Brasil como no exterior e, com o apoio da Asbia, que fornece a cada trimestre aos associados informações estratégicas de mercado, podemos traçar ações específicas para a expansão do Girolando em cada uma das regiões pesquisadas”, destaca o executivo.
Para o presidente da Asbia, Sergio Saud, é importante que as entidades e empresas que atuam direta ou indiretamente com melhoramento genético, com inseminação artificial e com a pecuária mais tecnificada estejam próximas da Asbia, para que haja maior representatividade junto aos governos e aos órgãos do setor. “A ABCG conta com mais de 3 mil criadores associados, poossui forte atuação no mercado externo e tem feito um importante trabalho de melhoramento genético da raça”, avalia Saud. Atualmente, o Girolando é a raça leiteira nacional que mais comercializa sêmen bovino no País, com 526.755 doses vendidas em 2017, segundo o Index da Asbia.