Você sabia

Por Luiz Octavio Pires Leal

Você sabia2021-01-28T13:00:15-03:00

Você sabia que cavalo não tem vesícula biliar, e que a bile vai direto para o intestino, pelo colédoco?

Que cavalo não tem vesícula biliar, e que a bile vai direto para o intestino, pelo colédoco?

Que a girafa tem um aparelho circulatório diferente de todos os outros animais, em função do comprimento do seu pescoço?

Que as cobras são surdas?

Que o esquisito ornitorrinco é uma das duas espécies de mamíferos ovíparos?

Que o guepardo chega a atingir uma velocidade de 115km/hora?

Que o pirarucu tem dois aparelhos respiratórios: um para respirar dentro e outro para respirar fora d’água?

Que os pastores belgas são muito inteligentes e fáceis de adestrar?

Que Parma é a cidade italiana onde se originou o queijo parmesão ,e que ele necessita de dois anos para maturar e estar pronto para o mercado?

Que os melhores fenos são obtidos dos capins que têm mais folhas e menos talos?

Que as vacas leiteiras adoram um carinho?

Que os felinos quando arranham uma árvore, em pé , não estão afiando as unhas e sim marcando presença?

Que 25% do total do grande volume de dinheiro arrecadado por todos os Conselhos Regionais vão para o Conselho Federal de Medicina Veterinária?

Que quando o Brasil conseguir exterminar a febre aftosa, o volume das nossas exportações de carne – que já é grande – aumentará ainda mais?

Que a palavra academia tem origem grega e deriva do Jardim de Academo, onde Sócrates reunia-se com os seus discípulos?

Que a palavra veterinário nasceu em 1748, na Inglaterra (“vetrinary”)?

Que no século XVI já havia grandes clínicas veterinárias na China?

Que Goethe foi combatido porque desejou fundar um instituto de veterinária em Jena?

Que Sushruta (500 aC) foi o pai da cirurgia, tendo criado 120 instrumentos?

Que a “arte de curar animais” começou há 4 mil anos, antes de Cristo?

Você sabia que 120 autores, no século VI, escreveram um tratado sobre veterinária e zootecnia, com 420 páginas , denominado Hippiatrika?

Que 120 autores, no século VI, escreveram um tratado sobre veterinária e zootecnia, com 420 páginas , denominado Hippiatrika?

Que o estudo da genética começou em 1866 com o trabalho publicado pelo monge Gregor Mendel?

Que a criação de abelhas (apicultura), visa a produção não somente de mel mas também de própolis, geléia real, pólen, cera e veneno?

Que os búfalos necessitam de ambientes úmidos porque têm pele preta, com poucos pelos, também pretos, e poucas glândulas sudoríparas e, portanto, dificuldade em refrescar-se?

Que quando se quebra um ovo sobre uma superfície plana, quanto mais alta for a parte da clara ao redor da gema, mais bem conservado ele está?

Que a idéia de que para crescer tanto e tão depressa, os frangos recebem hormônio, não é verdadeira, e que essa alta performance é o resultado da seleção genética, da nutrição e do manejo?

Que a abrangência da profissão veterinária é muito maior do que a clínica e cirurgia de animais de estimação e companhia e inclui, doenças comuns aos homens e aos animais, saúde pública, pesquisas aplicadas na medicina humana, e muitas outras?

Que o Puro Sangue Inglês Secretariat (morto em 1989, com 18 anos) foi o cavalo mais rápido do mundo, de todos os tempos, e que venceu uma das mais importantes corridas (USA) com 31 corpos de vantagem?

Que o Urso-Panda-Gigante é classificado como carnívoro mas que se alimenta quase que exclusivamente de várias espécies de bambu, e que o chá mais caro do mundo é cultivado nos dejetos desse animal?

Que existem três espécies de zebra –nenhuma das quais praticamente domesticável – e que quando são perseguidas pelas leoas correm muito e seus coices são suficientemente fortes para quebrar a mandíbula da sua caçadora?

Você sabia que existem mais faculdades de veterinária no Brasil do que a soma de todas as existentes no mundo?

Que, entre as particulares (maioria) e as oficiais, existem mais faculdades de veterinária no Brasil do que a soma de todas as existentes no mundo, e que muitas delas não estão capacitadas para oferecer um ensino ao menos razoável?

Que os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Medicina Veterinária são regulados por uma lei ultrapassada, e que em função disso pouco podem fazer em benefício da profissão, embora tenham dinheiro de sobra?

Que a lei não permite que se institua um exame, do tipo OAB, para os formandos em veterinária?

Que a tromba do elefante tem 100 mil unidades musculares, e que, com ela ele cheira – respira – se limpa – se refresca – bebe – emite sons – agarra objetos – pega vegetais no alto e no chão – namora –orienta o filhote…?

Que o gorila compartilha com o homem – como também o chimpanzé -98 a 99% do DNA e que este é capaz de reconhecer a sua imagem no espelho e aprender boa parte da linguagem de sinais?

Que 65% da carne de porco exportada pelo Brasil vão para a Rússia e para a China e que 80% da nossa produção são destinados ao mercado interno, e também que a suinocultura moderna privilegia a carne e não a gordura?

Que a lenda de que a cegonha traz os bebês decorre do fato dela ser muito maternal, e que cuida dos filhotes mesmo depois deles terem ser tornado independentes, e que além disso é monogâmica?

Que a raça de cavalo árabe existe desde o ano de 2.500 aC, que está cientificamente provado que ele tem mais glóbulos vermelhos do que as outras raças, e que um bom reprodutor pode custar R$40 mil ou até mais?

Que o cão tem uma terceira pálpebra, chamada nembrana nictitante, que protege os olhos e facilita a limpeza?

Que o pombo-correio não sabe para onde leva a mensagem, mas apenas, quando levado para longe, consegue voltar ao seu pombal?

Que existem cerca de 200 espécies de pica-pau, e que eles batem na árvore, com o bico, tanto para furar a casca e consegir alimento, como para atrar as fêmeas?

Que o hipopótamo tem algumas características dos porcos, mas, são parentes das baleias e dos golfinhos, e que estão entre os mais ferozes animais africanos?

Você sabia que o caititu é um mamífero herbívoro que tem uma glândula de cheiro que esfrega nos outros do bando, como forma de identificação?

Que o caititu é um mamífero herbívoro que tem uma glândula de cheiro que esfrega nos outros do bando, como forma de identificação?

Que as presas do javali (porco do mato), crescem indefinidamente para fora da boca e que podem levantar objetos com até 50 quilos?

Que a ovelha tem uma importância tão grande que na Inglaterra é tradição o Lorde Chanceler sentar-se numa almofada chamada “woolsack” (saco de lã)?

Que o boi almiscareiro, zoologicamente, está mais perto da cabra do que do boi, e que ele tem esse nome por causa do cheiro de uma substância que emite, na época da reprodução, chamada almíscar?

Que a jararaca é responsável por 90% dos acidentes com cobras, no Brasil, e que do seu veneno podem ser extraídas substâncias para a fabricação de medicamentos?

Que existem mais de 2.000 espécies de escorpiões, que existem há mais de 400 milhões de anos, que habitam todas as regiões da Terra (menos os pólos), que são carnívoros e canibais, que podem passar até um ano sem comer e que o veneno de algumas espécies pode matar um homem adulto?

Que a aranha viúva negra devora o macho depois da cópula, e que o seu veneno causa espasmos nos humanos e que eles passam depois de dois a seis dias?

Que o sanguessuga é um animal (tipo lesma) hermafrodita, com 32 cérebros, 9 pares de testículos e uma mandíbula com 3 fileiras de 100 dentes, cada, e que tradicionalmente são usados na medicina para sugar o sangue do paciente?

Você sabia que os cães selvagens africanos têm hábitos sociais únicos entre os predadores africanos, e que protegem os feridos regurgitando alimento na sua boca?

Que os cães selvagens africanos têm hábitos sociais únicos entre os predadores africanos, e que protegem os feridos regurgitando alimento na sua boca?

Que o furão doméstico é parente da lontra, que ele é extremamente curioso e ativo, muito amigável e brincalhão?

Que o glutão vive nas regiões mais frias da Terra, é o inspirador do Wolverine (célebre personagem de histórias em quadrinhos, americana), que tem uma força desproporcional ao seu tamanho, e que é capaz de caçar animais muito maiores do que o seu tamanho?

Que o cachorro-vinagre ocorre na Amazônia, anda em fila indiana, é semi-aquático e que a dependência ao casal alfa é expressada através de um “sorriso de submissão”.

Que a anta adora nadar, é perigosa para o homem, freqüenta a Amazônia Central e do Sul, pesa até 400 quilos, e que a sua pequena tromba é usada para colher os alimentos, como capim e frutas?

Que o jumento (Asno, Jegue) foi domesticado ao redor do ano 5.000aC. que sempre foi usado como animal de carga e montaria, e que Jesus entrou em Jerusalém, num Domingo de Páscoa, montado num jumento?

Que a orca é parente dos golfinhos, que existe em todos os mares, que pesa até 400 quilos, que pode viver 90 anos, que pode caçar animais muito grandes, como focas e até baleias, sempre de forma feroz e cruel, que é inteligente, brincalhona e facilmente treinada, em aquários, para shows?

Que o elefante marinho é um mamífero aquático, que passa a maior parte do tempo nadando em águas geladas, e que pode ficar mais do que uma hora sem respirar, mergulhando a quase dois mil metros e depois de acasalar com um grande número de fêmeas, pode morrer de exaustão?

Que o pênis do macho da baleia tem cerca de 2,5 metros de comprimento, que ejacula 20 a 30 litros, e que a baleia-azul acasala umas cincos vezes, por dia?

Que o dragão-de-komodo, habitante da Indonésia, é feroz, alimenta-se de carniça e da caça de animais, é o maior lagarto que existe, crescendo até os três metros, e pesando mais do que 160 quilos , pode reproduzir-se por partenogênese, com ovos que mesmo sem terem sidos fertilizados por um macho, produzem filhotes?

Que o tubarão-baleia tem esse nome em função do seu tamanho (até 12 netros de comprimento e um peso de 21 toneladas)e pelo fato de alimentar-se, por filtração, quase que exclusivamente de algas?

Que a lula-colossal, que vive nas profundezas do Oceano Ártico, tem os maiores olhos de toda a natureza (30 a 40 cm de diâmetro), chegam ao comprimento de 22 metros, com dois bicos enormes e afiados e garras giratórias?

Que a nossa rã-dardo-venenosa-dourada, com apenas 2,5 centímetros de comprimento é o animal terrestre mais venenoso do mundo, e que apenas uma grama do seu veneno pode matar uma pessoa adulta?

Que esse animal africano, relativamente raro, chamado ocapi, tem listras – na sua parte posterior – parecidas com as das , mas zoologicamente, são parentes das girafas?

Que os inteligentes e curiosos lêmures, que vivem em grupos nas florestas de Madagasgar, embora com aparência diferente, são primatas, ou seja, do mesmo grupo dos macacos, ao qual, nós, humanos, também pertencemos?

Que os simpáticos suricatos têm a capacidade de ensinar a seus filhotes as variadas técnicas de caça, e também sabem como comunicar à sua família os diversos tipos de seus predadores?

Você sabia que o urso polar é um excelente nadador, podendo afastar-se da costa até cerca de 300 quilômetros?

Que o urso polar (urso branco) é o maior carnívoro terrestre e que é um excelente nadador, podendo afastar-se da costa até cerca de 300 quilômetros?

Que o albatroz é uma das maiores aves que existem, que voa longas distâncias sobre águas frias, praticamente sem esforço, e sem alterar sua frequência cardíaca?

Que a cobra de duas cabeças, não é cobra, e sim réptil, não tem duas cabeças ,nem patas, e que, como a minhoca, vive debaixo da terra?

Que a minhoca tem vários corações (de dois a quatro pares), que seu corpo é formado por muitos segmentos, podendo chegar a 500 deles?

Que o pitt-bull é a raça de cão mais forte, mais determinada, mais resistente à dor, e que dependendo da forma como for criada e adestrada, pode ser extremamente perigosa para os outros animais e para o homem?

Que o cão tem muito mais papilas olfativas do que nós, que pode cheirar, independentemente, por cada narina, que tem um canal para os pulmões e outro, independente, para o olfato?

Que o urubu-rei é o maior da espécie, que tem o pescoço colorido e penas pretas e brancas no corpo, que só se alimenta de animais mortos e nunca de vivos, por mais faminto que esteja, e porisso presta importante serviço de lixeiro?

Que o pombo doméstico (pombo urbano) não tem predador nas cidades, reproduz-se com facilidade, mas é um problema de saúde pública porque pode trsnsmitir várias doenças?

Que o caranguejo-gigante, tem um metro de comprimento, é o maior dos artrópodos, e é comum na Austrália, onde sobe em conqueiros para se alimentar?

Você sabia que o macaco mandril tem a parte traseira do corpo colorida para atrair as fêmeas?

Que o macaco mandril é muito sociável, habita determinadas regiões da África, tem a parte traseira do corpo, colorida, para atrair as fêmeas e que num zoo do Reino Unido um foi flagrado afinando um galho para limpar as unhas?

Que a cobra sucuri (Anaconda) pode matar um boi, mas não pode enguli-lo,mas apenas um bezerro, que ela não é venenosa, mas morde com força, que ela é uma das duas maiores cobras do mundo, podendo medir até seis metros, que ela ocorre no Brasil, que ela mata as suas presas, por sufocamento e que passa semanas digerindo a presa?

Que o porquinho-da-índia (cobaia), não é porquinho nem muito menos da Índia, e sim dos Andes, que foi domesticado desde 5000aC para servir de alimento do povo andino, que é manso e raramente morde, que cada vez é menos usado em pesquisa, que tem grande prestígio como pet até mesmo com a Rainha da Inglaterra?

Que o gambá é um marsupial cuja fêmea não pare filhotes prontos e sim até 20 embriões que são encaminhados por uma vagina temporária para o marsúpio (bolsa),onde permanecem até 80 dias, antes de irem para o exterior, e que é um animal territorial muito agressivo?

Que o avestruz é a maior ave que existe, que pode pesar até 150 quilos, com 2,5 metros de altura, que seu sistema digestivo é parecido com o dos ruminantes, que pode correr até 80 quilômetros, por hora e que vive até 70 anos?

Que a hiena-malhada é um predador e não um necrófago (comedor de cadáveres), que tem uma mordida muito forte, capaz de triturar ossos, que tem coração grande, que lhe dá muita resistência em longas perseguições ,e que a fêmea é maior do que o macho?

Você sabia que o gato doméstico pode cruzar com o gato selvagem, produzindo um híbrido?

Que o gato doméstico pode cruzar com o gato selvagem, produzindo um híbrido, que existem mais de 200 raças de gato doméstico, que ele ganha cada vez mais prestígio como animal de estimação, que pode viver até 20 anos, que pode ter problema de doença renal, e que suas fezes, quanto contaminadas, podem transmitir a toxoplasmose, doença grave para as mulheres gestantes?

Que a arraia-gigante (Manta) é mansa, curiosa, inofensiva para o homem, pode ter uma envergadura de oito metros, pesar duas toneladas, é um dos maiores peixes dos oceanos e demorou anos até que fosse descoberto o seu berçário, no Golfo do México?

Que a salamandra é um anfíbio com cauda, muito comum em Sintra (Portugal), medindo entre 14 e 20 centímetros, que a sua pele elimina um veneno muito tóxico, e que a história de que ela tem grande resistência ao fogo, é um mito originário da Grécia Antiga?

Que o peixe-bolha vive nas profundezas dos mares da Austrália e da Tasmânia, é gelatinoso, repugnante, sem ossos nem múculos, e considerado o animal mais feio do mundo?

Que o macaco-narigudo emite um som especial, pelo seu nariz comprido (exclusivo dos machos), para atrair as fêmeas, com ou sem finalidade reprodutiva, que ele vive num harém de até sete fêmeas e que nada mais depressa do que o crocodilo?

Que o salmão é o nome genérico de várias espécies de peixes, que o do Pacífico volta do mar para se reproduzir no mesmo rio onde nasceu, e enquanto ele morre depois da reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez, e que ambos só são vermelhos (ou de outra cor) por causa dos alimentos que comem, e que mais de 90% dos salmões do Atlântico, encontrados no mercado, são criados em cativeiro?

Você sabia que o morcego é o único mamífero de vôo ativo?

Que o morcego é o único mamífero de vôo ativo, que existem mais de mil espécies desse animal, que só não ocorrem nos pólos, que podem ter uma envergadura que varia entre cinco centímetros e dois metros, que representam um quarto de todos os mamíferos existentes na Terra, e que podem transmitir o vírus da Raiva?

Que o rato-toupeira passa a maior parte do tempo num buraco que cava com seus enormes dentes salientes, e que ele está na lista dos animais mais feios da Terra, e que é resistente ao câncer?

Que o pichiciego-menor é um dos mais raros mamíferos do mundo, um dos menores tatus existentes, e o único mamífero subterrâneo, e que é comum na Argentina?

Que a cobra-mole vive na bacia do rio Madeira (entre o Pará e a Bolívia), é cega, é o maior anfíbio sem pulmões, e que respira pela pele?

Que a lampreia-marinha é um monstro assustador, com até um metro de comprimento, e que se alimenta sugando o sangue dos peixes com suas várias bocas?

Que o barbirusa é um porco totalmente diferente dos demais, em virtude dos seus quatro caninos, que crescem muito, furam a pele e se curvam, em direção aos olhos?

Que a toupeira-nariz-de-estrela é um animal extremamente feio, com um nariz cheio de apêndices, parecidos com tentáculos, capaz de localizar uma presa, em apenas oito milissegundos?

Que o esquisito dugango, vive no fundo do mar, é mamífero, pode ficar sem respirar até seis minutos, tem uma tromba que é uma extensão da boca, que permite que ele nade e se alimente ao mesmo tempo, e que pode pesar 500 quilos e medir três metros?

Você sabia que a tartaruga-de-couro chega a três metros de comprimento, pesando 500kg ou mais?

Que a tartaruga-de-couro vive sempre em alto mar, desova 100 ovos, ou mais, numa praia, alimenta-se de águas-vivas, chega a nadar a 35km/hora, sua carapaça é de tecido mole, e que chega a três metros de comprimento, pesando 500kg ou mais?

Que existem muitas espécies de borboletas, que ela é um inseto sugador, que se distingue da mariposa pelas antenas, que pesa entre 0,3 gr e 3,0 gr e que seu ciclo de vida é dividido entre: ovo – larva (lagarta) – pupa (crisálida) e imago (fase adulta)?

Que a saúva é uma formiga cortadeira, que as folhas que corta são levadas para o formigueiro para alimentar os fungos dos quais se alimenta, que a rainha se acasala em voo e que pode viver 30 anos?

Que o flamingo tem a cor das suas penas variável, na dependência do que come, e que a fêmea o rejeita se ele não estiver bem rosado, e depois de acasalar ela bota um único ovo, e que o casal divide a tarefa de chocá-lo, que é uma ave muito sociável, formando bandos de até 20 mil indivíduos, que voam a uma velocidade de até 60 km/hora, e que só não existem na Oceania e nos pólos?

Que o mero é um peixe enorme, que vive 30 anos, pode pesar até 400 quilos, com três metros de comprimento, que gosta de viver em tocas, que é muito manso, não teme os mergulhadores, que o arpoam com facilidade e que, entretanto, atacam e comem tubarões?

Que o jacu é uma ave de porte médio, comum nas florestas brasileiras, podendo pesar dois quilos, medindo 70 cm, que se alimenta, preferentemente, de frutas, e que é um importante dispersor de sementes?

Ir ao Topo