Promover a criação sustentável de peixes redondos é o objetivo da Embrapa Pesca e Agricultura de Palmas, no Tocantins, que lançou, recentemente, o primeiro curso on-line, gratuito, para quem pretende aumentar seu conhecimento e investir no segmento.
A plataforma disponibiliza o material em diversos formatos, como textos, imagens, podcasts e animações em vídeo. Ao final de cada módulo, há uma avaliação referente ao conteúdo estudado.
Para conseguir o certificado, o participante precisa acertar ao menos 70% das questões apresentadas.
O curso aborda todo o processo produtivo sustentável de peixes redondos. São nove módulos enfocando várias temáticas que vão desde o que é necessário saber antes mesmo de começar da produção, passando por informações iniciais até questões fundamentais como alimentação, qualidade da água e comercialização.
Segundo a pesquisadora, Hellen Kato, que trabalha na transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura e está à frente da equipe responsável, esse primeiro curso faz parte de uma série sobre produção sustentável de peixes amazônicos. “O curso sobre produção sustentável de pirarucu já está em fase final de produção e deve sair nos próximos meses. Além disso, está em fase inicial um curso sobre cultivo de camarão marinho, mas fora desta série”, adianta a pesquisadora sobre outras novidades.
Resultado do projeto Peixe Mais Amazônia, um dos 19 da Embrapa no âmbito do Projeto Integrado da Amazônia, o curso é financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas na plataforma de cursos online da Embrapa.