De uma forma geral, qualquer estudante de medicina veterinária, ainda na graduação, deve se ocupar em prestar atenção no tipo de carreira que anseia para a sua vida: carreira acadêmica? Carreira na vida privada? Que área do vasto leque de opções mais lhe causa interesse pessoal.

Falando de oftalmologia animal, da mesma forma, existe a opção da vida acadêmica e da vida privada. Para aqueles que se interessam pela vida acadêmica, professor e/ou pesquisador, o caminho é Pós Graduação Strictu Sensu, Mestrado, Doutorado, Pós Doutoramento, etc…

Aqueles que, ao contrário, prefiram seguir uma carreira de especialista na vida privada, seja para possuir seu próprio negócio ou para prestar serviços em empresas de terceiros, o caminho seria a Residência, Pós Graduação Lato Sensu, frequência regular em eventos de educação continuada, tanto nacionais quanto internacionais, procurar produzir pesquisa na área de oftalmologia e difundir seus resultados através de publicações, preferencialmente em periódicos de alto impacto científico (Qualis A1,2- B1,2).

Com o acúmulo de experiência vivida na área, procurar obter titulo de especialista oferecido por um Colegiado reconhecido pelo sistema CFMV. Procurar, indefinidamente, devolver à profissão, sob forma de investimento em novas tecnologias e treinamentos, uma boa parte do que a profissão lhe provém. Finalmente, FOCO. O FOCO é muito importante, assim como é, acreditar que é possível conquistar o seu “lugar ao sol”.

Jorge Pereira é Oftalmologista Veterinário
Foto de capa: Pixabay