Fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite. É com essas premissas que a Embrapa Gado de Leite promove, entre os dias 28 de outubro e de novembro, o Vacathon, evento que faz parte do Caravana 4.0 e do Ideas for milk.

Cerca de 100 estudantes e professores de instituições de ensino visitadas pela Caravana 4.0 ficarão acampados em Juiz de Fora (MG), sede da Embrapa Gado de Leite, recebendo mentoria de especialistas renomados em vários aspectos da atividade leiteira, além de visitar o Campo Experimental da instituição e a fábrica do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Epamig.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, vários participantes chegam à maratona sem nunca ter tido contato com uma fazenda e saem aptos a empreender no Agtech, dando continuidade aos projetos iniciados no Vacathon. “Participar do Vacathon é ponta pé inicial para jovens que buscam crescer no mercado da tecnologia. Os estudantes têm a rara oportunidade de conhecer mais sobre como funciona a cadeia produtiva do leite por meio do contato com profissionais que serão fontes de conhecimento no desenvolvimento de soluções digitais para o setor”, acrescenta.