Com o objetivo de estabelecer diretrizes de cooperação técnica entre a ABCDorper e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), as entidades assinaram, durante a 14° Exposição Nacional Dorper e White Dorper, realizada de 7 a 12 de dezembro, em São José do Rio Preto, SP, Protocolo de Intenções para pesquisas voltadas à ovinocultura no Estado.
A Exposição é um dos eventos que compõem a 1° Feira Noroeste Paulista de Ovinos (Fenovi), promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) e Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos). O documento estabelece a elaboração e a implantação de ações conjuntas para realização de estudos, programas e testes de eficiência que promovam a seleção de animais superiores para o desenvolvimento de uma ovinocultura moderna e eficiente.
“A expectativa é que sejam avaliados animais das raças Dorper e White Dorper com enfoque na eficiência produtiva das matrizes e reprodutores e que seja desenvolvido um protocolo paulista e nacional para a ovinocultura sustentável, com baixa emissão de carbono ou carbono neutro”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges. “Se a agropecuária está onde está, chegou onde chegou, é graças à ciência, à inovação e à pesquisa”, destacou o executivo.