O Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que completa 39 anos do Programa de Melhoramento Genético IZ, lançou, no fim de agosto, dois Sumários de Touros e Matrizes Guzerá e Touros Caracu.

Com o objetivo de auxiliar os criadores no processo de seleção e uso racional de material genético melhorado, e na escolha de acasalamentos para maximizar o ganho genético, a entidade promoveu, no dia 12 de setembro, no Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, em Sertãozinho, SP, o tradicional Leilão Anual de Reprodutores e Matrizes.

Reconhecido em todo Brasil, os rebanhos IZ são praticamente fechados à introdução de material genético externo, e é clara a capacidade dos touros e matrizes em “colocar velocidade de crescimento e músculo” nos bezerros.

Os animais disponibilizados são resultantes de um trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho de peso. Segundo a diretora do Centro de Pesquisa do IZ, Joslaine Cyrillo, utilizar touros com genética superior para características de importância econômica confere maior produtividade aos rebanhos e agrega melhoria nos índices zootécnicos. “Os touros da raça Guzerá e Caracu incluídos nos sumários foram usados no programa por no máximo três anos, sendo acasalados com aproximadamente 20 fêmeas ao ano, gerando em média 24 filhos por touro”, informa.