Canal no Youtube mostra caminhos aos aspirantes a profissão
“Vou ser veterinário porque gosto de bichos, amo meus gatos (cachorros)”. A frase é muito comum entre os candidatos ao curso de medicina veterinária. Comum também é ver os estudantes perdidos depois de passar pelo ciclo básico e verificarem que cuidar de bichinhos de estimação talvez não seja o que eles querem fazer para o resto da vida.
Mas, como se informar sobre as mais de 80 atividades que podem ser exercidas dentro da Medicina Veterinária? Quais as opções e trajetórias possíveis? Onde se informar? A resposta é na Internet! Foi o caminho que a professora e médica veterinária Thais Gomes Rocha procurou para ajudar os alunos. Há pouco mais de um ano ela criou o canal do Youtube “Papo de Veterinária”.
Toda semana ela entrevista profissionais das mais diferentes áreas sobre os desafios da profissão, as oportunidades de mercado e o que eles diriam aos que estão chegando agora. “É muito bacana poder conhecer o que colegas estão fazendo aqui no País e fora dele, e como chegaram onde estão. Nada melhor do que ouvir quem está naquele caminho para escolher, se espelhar, explorar. É algo que não tive na época em que escolhi o curso, mas que posso oferecer como ajuda para aqueles estudantes e aspirantes ao curso de medicina veterinária”, explica a professora de Clínica de Grandes Animais.
Desde que começou, a professora já entrevistou 65 profissionais das áreas de Saúde Pública, Clínica, Cirúrgica e Reprodução de animais de grande porte, de pequeno porte e selvagens, da área de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, além de várias especialidades, como cuidados paliativos, oncologia, oftalmologia, por exemplo, e diz que a lista só aumenta. “Na medida em que o canal vai crescendo, temos mais participações e sugestões”, explica Thaís, que mantem um canal no Instagram (@canalpapodeveterinaria) onde posta a rotina e compartilha um pouco do que vai descobrindo nas entrevistas.
Há seis meses ela lançou também o podcast Papo de Veterinária, onde publica uma versão editada das entrevistas realizadas no canal. “Os alunos começaram a perguntar quando eu teria um podcast, então resolvi transformar o conteúdo e torná-lo acessível também nas plataformas de áudio. Tem sido uma experiência e tanto”, comemora.
Para acessar o canal papo de veterinaria no youtube: https://www.youtube.com/papodeveterinaria e o podcast: https://open.spotify.com/show/1eE11YlozgvkeTe1RkurOz?si=574ffbca21a04931