A Seara Alimentos, empresa do grupo JBS, o qual atua no setor de processamento de carne bovina, ovina e de aves e na produção de carne suína, implantou uma plataforma digital inédita no mundo com foco na gestão de negócios nas granjas de produtores integrados de aves e suínos da Seara Esses produtores fornecem com exclusividade os animais para a empresa

A tecnologia, chamada de SuperAgroTech, reúne em um único sistema, relatórios, documentos, canal de comunicação, monitoramento em tempo real, condições diferenciadas de crédito e um e-commerce ou comercio eletrônico exclusivo de insumos e equipamentos. O projeto é fruto de uma parceria da JBS com o grupo norte americano Google Cloud, além de outras empresas de tecnologia e instituições financeiras. 

Atuação da Seara

 A Seara atua de forma integrada com as famílias de produtores para garantir a procedência das aves e suínos (que também podem ser adquiridos, em menor parte, por meio de compra de produtores independentes).

Por parte da Seara, há o compromisso em oferecer os insumos necessários para uma criação segura e saudável dos animais, além disso a empresa oferece orientação sobre manejo de produção, práticas ambientais e bem-estar animal.

Seara ingressa em nova fase

 “Com a implantação da plataforma SuperAgroTech, que vai beneficiar mais de nove mil produtores de aves e suínos da Seara, a empresa ingressa em nova fase, possibilitando a gestão 100% digital das granjas, diz o diretor executivo de Inovação Tecnológica da empresa, Rafael Sousa. E acrescenta:

Nessa nova fase, Seara criou uma estrutura dedicada para acelerar os avanços nas granjas e dar suporte ao produtor integrado na gestão de recursos do negócio. A empresa fechou parceria com o Google Cloud, empresas de tecnologia e com instituições financeiras com condições exclusivas. “Queremos apoiar o nosso integrado com recursos para que ele tome as melhores decisões, e por consequência, tenha mais rentabilidade”.

Segundo ele, “a plataforma SuperAgroTech é uma iniciativa pioneira, que garantirá atendimento personalizado e benefícios múltiplos a nossos integrados”, diz Rafael Sousa, diretor executivo de Inovação Tecnológica da Seara.

Na sua opinião, “trata-se de uma metodologia inovadora que possibilitará que os integrados usufruam de mais benefícios dentro do sistema. Serão usados os dados de desempenho no campo, o potencial de crédito no mercado de cada granjeiro e os indicadores socioambientais, como redução de consumo de água, eficiência energética e destinação de resíduos, para criar uma pontuação geral para os integrados – chamada Score Seara. Quanto melhor o score, mais facilidades de crédito ele terá disponível, assim como descontos em um e-commerce exclusivo, disponível pelo aplicativo, para adquirir itens necessários à operação das granjas: equipamentos, insumos e combustível. A gestão financeira e de negócio já está disponível para 100% dos integrados, via aplicativo com o lançamento da plataforma”.

“Cada centavo”, prossegue, “que o integrado economiza com recursos, se torna em ganho para ele, além de ter uma granja mais sustentável. O que vamos fazer é apoiá-lo nessa gestão inteligente. Esse score poderá aumentar o acesso dos integrados a crédito porque usa uma metodologia já validada por instituições financeiras e ainda oferece uma análise de indicadores socioambientais, cada vez mais valorizados pelo mercado. Nossa empresa tem planos robustos de expansão e nossos integrados são parte fundamental desse objetivo, oferecendo crescimento na cadeia como um todo”.

Como parte da plataforma, um projeto piloto de Sensores IoT, que usa a tecnologia “internet das coisas”, está em andamento nas granjas que atendem as Unidades de Forquilhinha (SC) e Montenegro (RS).

De acordo com Rafael Sousa, “os sensores permitirão o monitoramento em tempo real do bem-estar dos animais, com dispositivos que fornecem informações de temperatura e umidade do ambiente, qualidade do ar, peso e até comportamento. Com o sistema, que integra conectividade e inteligência artificial, será possível aumentar a produtividade, usar de maneira mais sustentável recursos, como água e energia, além de aumentar a biossegurança, ao limitar a movimentação de pessoas nas granjas. Os integrados também terão mais liberdade para acompanhar a granja a distância, garantindo bons resultados e qualidade de vida. A expectativa é que a tecnologia seja instalada em todas as granjas até o próximo ano e os dados coletados criam uma base para a gestão de toda a companhia”.

O diretor de Excelência Agropecuária da Seara, José Antonio Ribas, afirma que uma das grandes contribuições desse projeto é a retenção do jovem no campo, ao tornar a atividade mais tecnológica e interessante para as novas gerações. “Temos famílias que passam essa tradição para os filhos e isso significa crescimento e geração de empregos. Essa plataforma se soma às iniciativas que já temos para melhorar a qualidade de vida dos integrados, a comunicação entre empresa e parceiro e gerar cada vez mais valor para o trabalho que realizamos no campo ao melhorar a eficiência e aspectos de sustentabilidade”, conclui Ribas.