A piscicultura brasileira continua em plena expansão e, no ano passado, atingiu a produção de 529,6 mil toneladas, aumento de 1,7% em relação ao ano anterior. Desse total, a tilápia foi a espécie que mais contribuiu para o crescimento dos números, sendo responsável por 61,1% do total produzido, somando 323,7 mil toneladas.
Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Pecuária Municipal (PPM2019). No quesito liderança por regiões, o Sul, com 32,9% do volume total do segmento, e um incremento de 4,8% em relação ao levantamento anterior, segue na frente, sendo o Paraná o maior produtor nacional. Já a região Sudeste, permanece estável, enquanto as regiões Norte e Nordeste registram queda de produção no período.
Em relação às demais espécies, depois da tilápia, a que mais se destacou foi o tambaqui, com 101,1 mil toneladas, o equivalente a 19,1% do total da piscicultura brasileira. Outras espécies que também contribuíram para o avanço da piscicultura foram tambacu e tambatinga, com 40,1 mil toneladas, seguidos da carpa, pacu, patinga e pintado. A produção de camarão criado em cativeiro foi de 54,3 mil toneladas, com alta de 18,8% sobre o ano anterior.