Realizada entre março e junho de 2019, a 1ª Prova de Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Senepol teve seus resultados divulgados pela Embrapa Arroz e Feijão, entidade responsável pela avaliação.
Chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), a prova teve como objetivo identificar fenótipos promissores em eficiência alimentar através da mensuração do consumo e ganho de peso, além de características morfológicas e de ultrassonografia de carcaça. Os resultados obtidos, além de gerarem DEP interina para eficiência alimentar, integrarão o banco de dados do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS).
Características como Consumo de matéria seca; Consumo Alimentar Residual (CAR); Ganho de peso Residual; Peso Vivo; Ganho de peso; Ultrassonografia de carcaça (AOL, Acabamento e Marmoreio); Perímetro escrotal e volume testicular (início e final do teste); Biotipo animal, fizeram parte da avaliação da Embrapa.
De acordo com o técnico da ABCB Senepol, Cleber Loiola, responsável pela avaliação morfológica dos animais e do registro genealógico daqueles que ainda não tinham RGD, os criadores precisam continuar participando das próximas edições para que essa iniciativa prospere .“A Embrapa está muito empenhada em desenvolver provas e pesquisas com a raça Senepol e é muito importante darmos continuidade à essa iniciativa”, avalia.