Objetivo é formar profissionais que buscam empreender no segmento
A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP) lançou, recentemente, o curso MBA em Mercado Pet USP/FMVZ que tem como objetivo capacitar profissionais para empreender neste setor.
Atualmente, o mercado pet brasileiro assumiu o posto de sexto maior do planeta em termos de faturamento, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
O curso de pós-graduação Lato sensu será realizado no modelo de ensino a distância (EaD), com aulas ao vivo que serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma para acesso dos alunos.
As aulas semanais acontecerão às quartas-feiras, das 19h às 23h. O curso tem certificação USP e duração média de um ano e meio. A previsão é que as aulas iniciem em setembro.
Mercado
O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países com mais animais de estimação, de acordo com a Abinpet. O mercado pet brasileiro tem destaque na busca por serviços e produtos para cuidados dessa grande população.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ramo registrou um crescimento de 33% na abertura de novos negócios de pet shop no primeiro semestre de 2022 em relação ao período pré-pandemia. Atualmente, este mercado gira mais de R$ 30 bilhões anualmente no Brasil, segundo a Abinpet.
Diante desse cenário, o curso tem o objetivo de divulgar conhecimentos administrativos específicos que possibilitam o gerenciamento e rentabilidade de negócios neste setor.
Grade
O curso é dividido em três módulos, que abordam fundamentos da gestão neste segmento, gestão de negócios e tendências em serviços e tecnologias pet. Esta divisão visa contextualizar o aluno sobre a área acadêmica, corporativa e mercadológica deste setor em expansão.
Além disso, a MBA aborda questões como o segmento pet no Brasil e sua importância; a relação homem-animal na contemporaneidade; gestão moderna de clínica veterinária; tendências e novas tecnologias na produção de pet food; zoonoses e gestão de crises sanitárias; gestão de compras, vendas e custos no segmento pet entre outros.