A veterinária preventiva engloba todas as condições de manejo, alimentação e higiene e com o progresso educacional e novas descobertas científicas surgem novas técnicas com oferta de serviços veterinários, novas terapêuticas, diagnósticos precoces das patologias, profilaxias e tratamentos.
Hoje, temos melhoria das condições de vida, no tocante à alimentação, instalações sanitárias, fiscalização e controle, por parte da vigilância sanitária e proteção vacinal, que contribuem na melhoria dos padrões dos cuidados veterinários, no aspecto geral e principalmente preventivo das doenças.
Além disso, existe o aumento na consciência educacional do cliente, quando recebe uma orientação correta, o que significa propagação da prevenção de doenças e consequentemente melhoria na qualidade de vida animal.
Nesse tocante, tem-se destacado uma melhor seleção dos alimentos de alto valor biológico e nutricional. Com o aumento da pesquisa em ciência da nutrição, os veterinários têm procurado por maiores conhecimentos no aspecto alimentar, fazendo uma seleção do que mais funciona para cada caso e contribuindo para um crescimento animal saudável e livre de doenças. Patologias como insuficiência renal era quase que o mesmo que a decretação do óbito do animal. Exames precoces e rações de boa qualidade podem garantir uma sobrevida ao animal com excelente qualidade. Quanto mais cedo, iniciarmos um check-up, mais precocemente detectaremos as patologias e os resultados positivos virão.
No passado, a cinomose, a leptospirose, o tétano, muitas outras doenças infecciosas e parasitárias agrediam intensamente os animais e até os seres humanos, tais como a tuberculose, as doenças sexualmente transmissíveis e outras. Hoje, diante de novos conhecimentos, todas estas doenças estão praticamente e eficazmente controladas.
Assim, devemos valorizar o diagnóstico precoce, dados estatísticos, informações epidemiológicas, para que consigamos uma perfeita saúde preventiva. É melhor, mais fácil, mais inteligente, mais eficiente zelar pela saúde do que tratar a doença. Previna-se.
Esquema preventivo dos cães
60 dias: Vacina Polivalente (V8 ou V10): 1ª dose
90 dias: Vacina Polivalente (V8 ou V10): 2ª dose
120 dias: Vacina Polivalente (V8 ou V10): 3ª dose
150 dias: Vacina Polivalente (V8 ou V10): 4ª dose + 1ª dose da Antirábica
180 dias: 2ª dose da Antirábica
365 dias (1 ano): Vacina Polivalente (V8 ou V10) + Antirábica
Esquema preventivo dos gatos:
Após a vermifugação, iniciamos um período de vacinação que pode variar de clínica para clínica ou de um veterinário para outro. Certo é que todos devem fazer o melhor para obter um alto índice de imunização (defesa).
60 dias : 1ª tríplice felina/quádrupla/quíntupla
120 dias: 2ª tríplice felina/quádrupla/quíntupla + 1º antirábica
150 dias: 3ª tríplice felina/quádrupla/quíntupla + 2º antirábica
12 meses: Reforço tríplice felina + antirábica (1 dose)
Após: Reforço anual durante toda a vida.
Não submeta seus cães ou gatos a riscos desnecessários.
Veja o esquema de vacinações aconselhado por dois experientes clínicos.
Nunca vacine em lojas mas somente no consultório do médico veterinário.