Aperto na margem da atividade leiteira em 2017

Por

Segundo o Índice Scot Consultoria de Custo de Produção, de fevereiro a julho, os custos da atividade leiteira caíram 12,1%. Esta queda foi influenciada pela maior disponibilidade de alimentos concentrados, como milho e farelos e, consequentemente, quedas nas cotações destes produtos.

Além da queda da cotação dos alimentos concentrados, os preços dos fertilizantes e suplementos minerais também caíram, colaborando com a redução dos custos.

Figura 1. Variação mensal do Índice Scot Consultoria de Custo de Produção da Pecuária Leiteira nos últimos treze meses.

Já no segundo semestre os custos subiram (Figura 1).

O ajuste positivo na cotação dos alimentos energéticos, com destaque para o milho, puxou a elevação dos custos.

Preço ao produtor

Os últimos quatro meses foram de queda do pagamento do leite ao produtor, em função do aumento da produção e da queda da demanda.

Desde junho, quando a cotação começou a cair, a desvalorização soma 7,5%. Com isso, a margem da atividade se estreitou. Veja a figura 2.

Figura 2. * expectativa. Fonte: Scot Consultoria – www.scotconsultoria.com.br

Considerações finais

O aumento do custo de produção, as condições ruins das pastagens e as margens da atividade se estreitando para o produtor deverão interferir no ritmo de crescimento da produção neste último bimestre, até a melhoria da capacidade de suporte das pastagens.

Em curto e médio prazos, continua a pressão de baixa, mas alguns fatores nos mostram que o ritmo de queda deverá ser menor daqui para a frente, podendo o mercado ganhar sustentação a partir de novembro.

São estes fatores de sustentação: os estoques enxutos nas indústrias, as reações nos preços dos lácteos no atacado, além da expectativa de uma retomada do crescimento da economia, o que seria positivo para o consumo em médio e longo prazos.

Diana Cifuentes é analista de mercado da Scot Consultoria.

The Dairy market, prices, supply, and demands, what can we expect to see in the near future in Brazil? For more information contact our market consultants from Scot Consultoria: scot@scotconsultoria.com.br

2017-11-10T12:59:16+00:00