Cães sem pelo

Por

São raros, mas oficialmente reconhecidos.

Existem cães de temperatura corporal alta, geralmente de temperamento dócil e… praticamente sem pelos. O mais conhecido deles é o Cão Pelado Peruano que vive nesse país há mais de quatro mil anos. Seu registro na FCI – Federação Cinológica Internacional tem o número 310.

No tempo dos incas essa raça desempenhou um papel medicinal, muito em função da sua alta temperatura – 40º C – o que faz dele uma verdadeira “bolsa de água quente”. Outra vantagem é que ele é hipoalergênico, ou seja, muito adequado para quem tem alergia à proteína do pelo dos cães. E sem pelos os animais são imunes às pulgas e aos carrapatos, mas a pele tende a ficar ressecada, o que exige cuidados especiais para evitar que isso aconteça.

São animais elegantes, musculosos, com grande capacidade auditiva, muito atentos e ótimos cães de guarda.

Embora a pelagem seja praticamente inexistente, não é raro que tenham uns poucos fios na cabeça, no dorso e na ponta da cauda.

Outra raça desprovida de pelos é o Cão Pelado Mexicano, que é muito raro e chamado de Nauhatl pelas populações indígenas. Sua temperatura média corporal também é 40º C. É uma raça pré-colombiana originária da Mesoamérica, há mais de 3.500 anos.

Tudo indica que os povos primitivos os usavam como “aquecedores de leito”. Na mitologia asteca eram considerados animais sagrados.

Foto: Heather Christenson

2018-07-12T00:34:58+00:00