Segundo dados da Bain & Company, a digitalização das propriedades rurais facilita a tomada de decisão, do plantio à comercialização, aumentando em 10% os ganhos de produtividade, além de reduzir de insumos na comparação com os registros anteriores à implantação desse sistema.

Baseada neste diagnóstico que a AgrusData, agtech especializada na implantação de sistemas inteligentes de Internet das Coisas (Iot) para o agronegócio, trabalha com o conceito de que fazendas digitais custam menos e valem mais. De acordo com cálculos da empresa, com a digitalização, o ganho de patrimônio pode chegar a 3% após 36 meses.

Segundo Herlon Oliveira, CEO da empresa, o processo de digitalização de uma fazenda envolve a instalação de sensores para coleta de dados no solo, maquinários e silos, por exemplo. “Estas informações são transferidas instantaneamente para um banco de dados em nuvem, onde serão processadas e transformadas por um software em recomendações específicas e precisas, que serão encaminhadas em tempo real para o agricultor ou gestor da fazenda”, explica.

Como exemplo, Oliveira destaca que uma única tela apresentará de modo claro e objetivo as informações mais relevantes e exatas sobre clima, solo, plantas, capacidade de armazenagem para a melhor tomada de decisão. “Com isso, o agricultor saberá o quanto de insumo tem que aplicar, em qual talhão e horário; ou ainda se é o momento de acelerar ou parar a colheita; ligar ou interromper um sistema de irrigação; bem como se o silo está cheio e é preciso reorganizar o uxo de caminhões para retirada da safra”, afirma.

O CEO da empresa acrescenta que, além dos benefícios de redução de custos e ganhos de produtividade, devido ao aumento de e ciência operacional, a fazenda digital passa a valer mais justamente por proporcionar controle e organização total das etapas de produção e do ambiente de uma maneira geral.

“A digitalização da propriedade contribui para a adequação fundiária e ambiental do imóvel, bem como facilita a gestão da atividade, o que na prática se con gura na valorização do negócio. É uma espécie de certificação”, arremata o executivo.