Segundo alguns pesquisadores, dentre todos os mamíferos o gato é o animal que tem o conjunto de sentidos mais apurado embora perca para o cão no que se refere ao olfato.

Os felinos têm um olho muito especial devido ao chamado tapetum lucidum que é uma membrana localizada no globo ocular e que reflete a luz, re-estimulando a retina.

Sua pupila não é redonda como a nossa e sim em forma de fenda que se fecha bastante para evitar a penetração do excesso de luz, que incomoda os gatos.

O campo visual dos gatos (200º) é maior do que o nosso (180º), e, além disso, pela posição em que os olhos estão localizados, eles têm uma ótima noção de profundidade.

Segundo indicações da pesquisa, os gatos, principalmente em distâncias curtas, conseguem enxergar cores, mas não tão bem como nós.

Os felinos têm uma membrana que além das pálpebras, ajuda a proteger os olhos. É uma terceira pálpebra chamada membrana nictitante ou membrana de nictação. Quando essa membrana permanece muito tempo fechada é indício de que ele está doente e precisa ser levado ao médico veterinário.