1. Certifique-se de que ele está registrado no Conselho de Medicina Veterinária da região onde atua.
  2. Verifique se ele trabalha numa clínica também registrada no Conselho. Isso é uma garantia de que o estabelecimento tem os recursos – em termos de instalações e equipamentos- necessários para um bom atendimento.
  3. Nunca leve o seu animal para ser atendido em balcão de loja de venda de produtos. Isso é proibido por lei, porque é ineficiente.
  4. Desconfie do “profissional” que atende de graça. Poderá ser um charlatão, querendo vender alguma coisa ou aprender às custas do seu animal. Se esse for o caso, denuncie ao CRMV da sua região.
  5. Não procure diretamente um especialista, sem antes levar o seu animal a um consultório para ser examinado por um clínico. Caberá a ele, se e quando for o caso, indicar o especialista.
  6. Se o seu animal precisar ser submetido a uma cirurgia com anestesia geral, dê preferência a um veterinário que opere com o auxílio de um colega anestesista.
  7. Muito cuidado quando o médico veterinário der uma primeira consulta por telefone, sem nunca ter examinado o seu animal. Isso é muito arriscado.
  8. Para tratar do seu cão ou gato, sempre que possível, dê preferência a um veterinário clínico de pequenos animais e não ao que também trabalha com animais de produção ou de esporte.
  9. Não acredite em soluções milagrosas, em poções mágicas, em tratamentos “especiais”, mesmo naqueles que “deram certo”, para o cão ou gato do seu conhecido.
  10. Desconfie do veterinário que desqualifica um seu colega. Isso é passível de processo pelo Conselho.