Em caráter pioneiro entre as entidades pecuárias do país, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG) elegeu, no último mês, por votação online, Odilon de Rezende Barbosa Filho como presidente da instituição para a próxima gestão.
A posse do novo presidente, juntamente com seu novo corpo diretivo, será no dia 14 de fevereiro de 2020, em Uberaba, e comandará a entidade no biênio 2020/2022. A adoção desse novo sistema permitiu que os associados pudessem escolher o novo presidente, pelo aplicativo Girolando e pelo site Eleições Girolando, sem precisar ir à entidade.
Para o pecuarista e presidente da Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteiras, Paulo Junqueira, foi um passo importante para tornar a participação dos associados mais efetiva em um momento tão decisivo para a Girolando, como a eleição. “A diretoria atual conseguiu realizar várias inovações para seleção da raça, dentre elas o genoma, mesmo em um momento econômico e político difícil para o país”, destacou o executivo.
Segundo o presidente eleito, o foco da nova gestão será na parte técnica, investindo na ampliação e modernização do programa de melhoramento e na seleção genômica. “Além disso, queremos desenvolver projetos voltados para os pequenos e médios produtores, no intuito de levar a eles mais tecnologia e genética melhoradora para seus rebanhos”, destaca Barbosa Filho, acrescentando quecomandar a maior entidade de pecuária leiteira do país é um grande desafio, porém animador.