A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) participou da Sial China, de 14 a 16 de maio, com o objetivo de reforçar a qualidade e segurança da carne e ampliar a participação no mercado chinês. A ação foi realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A participação do Brasil no evento ocorreu em um momento de boas expectativas para expansão comercial das vendas para China, diante da possibilidade de habilitação de novas plantas brasileiras para exportar carnes para aquele país. A peste suína africana também é um dos motivadores para o crescimento estimado das vendas para o País.
A China tem se firmado como um dos principais destinos da carne bovina brasileira e, atualmente, é o segundo principal mercado para o Brasil em volume, com 19,6% do total, e o primeiro em faturamento, com 22,6%. No primeiro quadrimestre desse ano, as exportações para o mercado chinês representaram 17,8% dos embarques com 95,7 mil toneladas e receita de US$ 442,4 milhões.