O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Codevasf, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, lançaram um polo na Rota do Mel na região do Médio São Francisco baiano.

A partir da iniciativa, o Governo Federal desenvolverá ações para estruturar a cadeia produtiva da apicultura em 50 municípios da região.

“Acredito que a implantação da Rota é de fundamental importância”, diz o assessor especial do MDR Aldo Dantas, acrescentando que “ela contribui, sem dúvida nenhuma, para a geração de emprego e renda e para a diminuição das desigualdades regionais e sociais”.

“Para se ter uma ideia, nós esperamos que, das quase 700 toneladas produzidas artesanalmente na região, seja possível duplicá-las para cerca de 1,4 mil toneladas”, afirma.

A região de Irecê e de Bom Jesus da Lapa foi escolhida para iniciar a implantação da rota a partir de diversos critérios. “Em visitas à região, identificamos uma área de 12 mil hectares de produção de frutas e 3 mil hectares de reserva ambiental, o que traz um potencial enorme para a apicultura”, explica Dantas. Outro critério foi a representatividade e afinidade com a identidade regional, pois a região já possui uma produção de mel”, esclarece o coordenador nacional da Rota do Mel no MDR, Samuel Castro.