Em 2018, as exportações brasileiras de carne de frango renderam US$ 6,5 bilhões, queda de 9,2% em relação a US$ 7,2 bilhões apurados em 2017, acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Já os embarques da proteína, caíram para 4,1 milhões de toneladas, uma redução de 5,1% se comparado o mesmo período.
Mesmo assim, o Brasil liderou as exportações mundiais de carne de frango em 2018. Segundo o presidente executivo da ABPA, Francisco Turra, o cenário negativo, causado pela Operação Trapaça e reforçado pela greve dos caminhoneiros e restrições comerciais da União Europeia, começou a ser revertido no segundo semestre do ano passado.
De acordo com o Turra e, segundo levantamento da instituição, para este ano, a estimativa é que as exportações de carne de frango deverão crescer até 3%. “Há uma expectativa de que o bom fluxo obtido no segundo semestre do ano passado se mantenha em 2019”, justifica o executivo da ABPA.