O Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBLQ), com patrocínio da CNA, do Senar e apoio da Faesc/SC promoveu, no mês de agosto, o VIII Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, evento que abordou vários temas referentes à cadeia produtiva do setor.

Um dos objetivos do evento, que contou com a participação de diversos especialistas, além de 55 técnicos que atuam na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de leite, é qualificar os profissionais que colaboram para o desenvolvimento das propriedades rurais.

Na ocasião, o supervisor técnico ATeG em Santa Catarina, Fernando da Silveira, apresentou os resultados do programa com ações de melhoria na qualidade do leite; no aumento da produção e da produtividade; no melhoramento de pastagens e da alimentação do rebanho; na melhoria na genética, reprodução e sanidade do rebanho e na melhoria do gerenciamento da propriedade com indicadores financeiros e técnicos.

Segundo Silveira, o objetivo do ATeG é implantar um modelo de operação e gestão das propriedades rurais que envolva todos os processos da cadeia produtiva e possibilite a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental. “Além disso, o programa ainda dá auxílio nos processos de gestão de negócios para proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade”, acrescenta.